CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

COM DECISÃO, JORGINHO FECHOU O ENVELOPE E SAIU SOZINHO, PARA ENTREGÁ-LO AO

DESTINATÁRIO.  ENTROU NA IGREJA COM PASSOS RÁPIDOS E JÁ ESTAVA A PONTO DE O COLOCAR NO COFRE DAS ESMOLAS, QUANDO FOI INTERROMPIDO.

JOÃOZINHO SEMPRE FORA UM BOM MENINO, EDUCADO E OBEDIENTE. HAVIA PERDIDO OS PAIS QUANDO AINDA ERA BEBÊ E VIVIA COM A AVÓ MATERNA, DONA CLARA, QUEM CUIDAVA DO PEQUENO COM TODO CARINHO. ELA FAZIA DOCES, SALGADINHOS PARA VENDER, SENDO O MEIO DE SOBREVIVÊNCIA DOS DOIS, E MORAVAM EM UMA CASINHA HUMILDE, MAS PRÓPRIA.

TODOS NA PEQUENA CIDADE OS CONHECIAM, POIS BEM CEDINHO IA A PIEDOSA SENHORA À MISSA, LEVANDO PELA MÃO O NETINHO, DESDE QUE APRENDERA A ANDAR. ELE AINDA NÃO FIZERA A PRIMEIRA COMUNHÃO, NO ENTANTO, INICIARA OS ENCONTROS DE CATEQUESE ANTES MESMO DE PRINCIPIAR OS ESTUDOS ESCOLARES. DURANTE A MISSA, FICAVA QUIETINHO E PRESTAVA MUITA ATENÇÃO EM TODOS OS MOVIMENTOS  DO SACERDOTE, SOBRETUDO NA HORA DA CONSAGRAÇÃO, QUANDO DE JOELHOS E COM AS MÃOZINHAS POSTAS, FIXAVA SEUS OLHOS VIVOS E ESCUROS NA SAGRADA EUCARISTIA E DIZIA BAIXINHO, CONFORME APRENDERA COM A VOVÓ:

- MEU DEUS E MEU SENHOR!

TERMINADA A CELEBRAÇÃO, DEPOIS DE UMA LONGA AÇÃO DE GRAÇAS, DONA CLARA O CONDUZIA ATÉ O ALTAR DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E, JUNTOS REZAVAM TRÊS AVE-MARIAS, PEDINDO PROTEÇÃO PARA MAIS AQUELE DIA.

DE VOLTA A CASA, JORGINHO GOSTAVA DE AJUDAR COM OS DOCINHOS, E COLOCAVA OS BRIGADEIROS, BOM-BOCADOS E CAJUZINHOS NAS FORMINHAS DOURADAS E PRATEADAS, BEM COMO DISPUNHA OS CONFEITOS COLORIDOS SOBRE OS BOLOS DE ANIVERSÁRIO, FAZENDO BONITAS FIGURAS, ENCANTADO COM AS CORES. À TARDE, INVARIAVELMENTE ACOMPANHAVA A AVÓ NA ENTREGA DAS ENCOMENDAS.

CAÍDA A NOITE, REZAVAM O TERÇO JUNTO AO ORATÓRIO DEDICADO À SAGRADA FAMÍLIA NA SALA DA RESIDÊNCIA E, DEPOIS DO JANTAR, CHEGAVA A HORA PREFERIDA DO MENINO: DONA CLARA LHE CONTAVA MUITAS HISTÓRIAS!  ELA ERA ESPECIALISTA EM ADORNAR COM DETALHES E PORMENORES OS EPISÓDIOS, MARAVILHANDO O PEQUENO, POIS ENTRE PRÍNCIPES, PRINCESAS , SANTOS E ANJOS, COM FREQUÊNCIA  APARECIAM FLORES BONITAS E PERFUMADAS, PÁSSAROS GORJEANDO, SINOS BIMBALHANDO E FONTES RUMOREJANTES, QUE DEPOIS DE PASSAREM POR RIOS CAUDALOSOS, DESEMBOCAVAM EM UM MAR IMENSO, COR DE ESMERALDA, COM ONDAS ESPUMANTES, MORRENDO EM PRAIAS DE AREIA BRANCA, PARECENDO AÇÚCAR. CONTUDO, O MAIS ATRAENTE PARA ELE ERAM AS PLUMAS DOS CHAPÉUS DOS CAVALEIROS, SUAS BOTAS COM ESPORAS FINAS, AS ASAS MULTICORES DOS ANJOS OU A DOÇURA DO OLHAR DE JESUS E A BONDADE DE MARIA.

ASSIM IA SE DESENVOLVENDO JORGINHO, PIEDOSO, RESPONSÁVEL E MUITO INOCENTE. COMEÇANDO A FREQUENTAR A ESCOLINHA, LOGO APRENDERA A LER E ESCREVER. ESTANDO MAIS CRESCIDO, POR SER A CIDADE BEM TRANQUILA, JÁ PODIA FAZER ALGUMAS ENTREGAS PARA A AVÓ, E OS FREGUESES FICAVAM ADMIRADOS COM O AMADURECIMENTO DAQUELA CRIANÇA DE TÃO POUCA IDADE.

EM UMA MANHÃ CHUVOSA, ENTRETANTO, SUA AVOZINHA NÃO SE LEVANTOU PARA A MISSA. PREOCUPADO, O MENINO FOI AO QUARTO PARA VER SE HAVIA ACONTECIDO ALGUMA COISA. A POBRE SENHORA CHORAVA BAIXINHO, POIS SE SENTIA MUITO MAL. AFLITO, ELE CHAMOU A VIZINHA, DONA ADALGISA, MUITO AMIGA DE DONA CLARA.  VEIO ELA, APRESSADA, DISPOSTA A AJUDAR. VENDO A DRAMÁTICA CENA, CHAMOU O MÉDICO DA FAMÍLIA, QUE NÃO TARDOU EM CHEGAR.  EXAMINANDO-A, RECOMENDOU UM REMÉDIO E MUITO REPOUSO, POIS A DOENÇA PODIA SER GRAVE SE NÃO REPOUSASSE.  E, NESSE CASO, DEVERIA IR PARA A CAPITAL, POIS ALI NÃO TERIAM RECURSOS PARA TRATÁ-LA.

NAQUELE DIA, JORGINHO FOI SOZINHO À MISSA E À ESCOLA, FAZENDO TODA A ENTREGA DAS ENCOMENDAS DA AVÓ.  TODAVIA, OS DIAS IAM SE PASSANDO E DONA CLARA NÃO SE CURAVA, NÃO COZINHAVA E O DINHEIRO FOI SE ESCASSEANDO, POIS SEU REMÉDIO ERA MUITO CARO. POR MAIS QUE DONA ADALGISA FOSSE SOLÍCITA, TAMBÉM ELA NÃO TINHA POSSES PARA TAL EMERGÊNCIA.

PASSADA UMA SEMANA, O MENINO NÃO TEVE DÚVIDAS: COMEÇOU RESOLUTAMENTE A ESCREVER UMA CARTA, COM UMA LETRA AINDA INSEGURA E INFANTIL.  COM DECISÃO FECHOU O ENVELOPE E SAIU SOZINHO, PARA ENTREGÁ-LO AO DESTINATÁRIO.  ENTROU NA IGREJA COM PASSOS RÁPIDOS E ESTAVA A PONTO DE O COLOCAR NO COFRE DAS ESMOLAS, QUANDO FOI INTERROMPIDO POR UM DISTINTO SENHOR:

-- QUE ESTÁ FAZENDO, MEU RAPAZINHO?

-- ESTOU COLOCANDO ESTA CARTA NA CAIXA DO CORREIO DO CÉU.

-- COMO É ISSO? -- INDAGOU O HOMEM.

 JORGINHO, ENTÃO, EXPLICOU TODA A SITUAÇÃO. E COMO A AVÓ SEMPRE LHE ENSINARA SER ATENDIDO TODO PEDIDO FEITO AO BOM DEUS COM FÉ, RESOLVERA PEDIR SUA CURA, POIS AINDA ERA MUITO PEQUENO PARA SUSTENTÁ-LA E  ELA NÃO PODIA MAIS TRABALHAR. O INTERLOCUTOR, ENTERNECIDO, DISSE:

                         --DÊ-ME A CARTA, POIS A ENCAMINHAREI A SEU DESTINO. PORÉM, ONDE ESTÁ O ENDEREÇO PARA A RESPOSTA?

                    -- AH, NÃO PRECISA. O BOM DEUS LENDO A CARTA, LOGO SOLUCIONANDO O CASO.

NÃO SE ENGANARA O MENINO, POIS NAQUELA MESMA TARDE  FOI ENTREGUE EM SUA HUMILDE CASINHA UMA CAIXA CONTENDO O REMÉDIO DA AVÓ, COM UM CARTÃO, ONDE ESTAVA ESCRITO: " RESPOSTA DO BOM DEUS".  EXULTANTE DE ALEGRIA, O PEQUENO CONTOU TUDO PARA ELA, QUE, EMOCIONADA, TOMOU O REMÉDIO, SENTINDO VOLTAREM A SEU CORPO EXAUSTO AS FORÇAS, PELAS ENERGIAS DA FÉ INOCENTE DO NETINHO.

NO DIA SEGUINTE, O SENHOR DA IGREJA TOCOU A CAMPAINHA. ERA ELE UM MÉDICO DA CAPITAL QUE ESTAVA ALI DE PASSAGEM, EM VISITA À APRAZÍVEL CIDADEZINHA. CONHECIA BEM A DOENÇA DE DONA CLARA E TRATOU DELA O TEMPO NECESSÁRIO, TRAZENDO DA CIDADE OUTROS REMÉDIOS MAIS EFICIENTES.

ELE NÃO ABANDONOU A BOA SENHORA ATÉ PODER ELA , OUTRA VEZ, FAZER OS DOCES E SALGADINHOS, VOLTANDO A FREQUENTAR A IGREJA E A CUIDAR DE JORGINHO, QUE NÃO VIA A HORA DE RECEBER A PRIMEIRA COMUNHÃO PARA SENTIR EM SEU CORAÇÃO A PRESENÇA DO BOM DEUS, QUE NUNCA DEIXA DE OUVIR TODOS OS NOSSOS PEDIDOS FEITOS COM FÉ!!! .

"  EU CREIO, SENHOR, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ "!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

Exibições: 120

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

Comentário de Deyse Brito em 9 setembro 2012 às 16:04

Como o Senhor nosso Deus e amoroso com os que nele perseveram.

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço