CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Temos que ir à missa duas vezes na véspera de Natal este ano?

A imagem pode conter: área interna

As Vésperas do Natal coincidem com o 4º Domingo do Advento, gerando dúvida sobre a obrigação de participar de duas Missas no mesmo dia.

O propósito principal de uma obrigação em uma festividade é chamar os fiéis para celebrar determinadas dimensões dos mistérios de Cristo e sua Igreja.

A véspera de Natal cai no quarto domingo do Advento este ano. O que isso significa quando falamos de ir à missa dominical?

A véspera de Natal poderia ser confusa para os católicos este ano. Além de ser um dia simbólico antes do Natal, também cai em um domingo.

Como de costume, os católicos são obrigados a comparecer à Missa num domingo, mas o dia seguinte é também uma obrigação pelo que significa a festividade.

Até agora tudo parece tranquilo - por que não apenas ir à missa no domingo, e depois, novamente irmos no dia seguinte? No entanto, há uma grande complicação: missas de vigília.

Essas missas, que permitem cumprir uma obrigação na noite anterior ao dia da festa são especialmente populares no Natal. Muitas famílias com crianças pequenas, por exemplo, assistem às missas e à oração no presépio na Noite de Natal como uma tradição anual, mantendo o dia seguinte livre para todas as outras atividades associadas ao Natal.

No entanto, se essas famílias vão a uma Missa de vigília da Noite de Natal, este ano elas também cumprirão sua obrigação dominical? A resposta curta é não.

O Escritório de Liturgia da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales diz que ninguém pode cumprir as obrigações do domingo e do Natal em apenas uma Missa.

Eles disseram ao Catholic Herald:

O propósito principal de uma obrigação em uma festividade é chamar os fiéis para celebrar determinadas dimensões dos mistérios de Cristo e sua Igreja [1]. Uma vez que a obrigação é entendida em referência a mistérios específicos que são celebrados em dias específicos, não é possível cumprir duas obrigações em uma celebração.

Então, aqueles que costumam ir à missa no domingo à noite, tomem nota: se a missa noturna é para o Natal, em vez do quarto domingo de Advento, você deve ir a uma Missa diferente no início do dia ou no sábado à noite.

Claro, existem todos os tipos de maneiras de cumprir as obrigações desse fim de semana, dependendo do que a sua paróquia ofereça.

Sendo a Eucaristia a participação no mistério de Cristo e de sua Igreja, sua celebração deve ser vivida como algo que ultrapassa a simples noção de obrigação, "pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Cor 3,6). O 4º Domingo do Advento e às Vésperas do Natal, embora aconteçam no mesmo dia, contemplam aspectos diferentes do mistério celebrado. Caso sua preocupação primeira for a obrigação, questione se sua fé não é legalista e como está seu coração ante o mistério da Encarnação. Lembre-se "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1).

Fonte: Vida Celebrada (Facebook)

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2018   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço