CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

REFLEXÃO DOMINICAL - O Pai convida para a Festa do Reino

Frei Gustavo Medella

 

Eu nunca me casei! No entanto já acompanhei alguns jovens casais organizando, junto com a família, a celebração e a festa de casamento. Como, pelo menos nos casos em que presenciei, a “verba” era relativamente escassa, fazia-se necessário um verdadeiro malabarismo na hora de montar a lista de convidados. Geralmente, o impasse girava em torno da necessidade de se limitar o número de pessoas que seriam convidadas para o casamento, especialmente por conta da festa, onde mais gente significa mais despesas.

 

Neste contexto aparecem questões como: “Será que convidamos aquele primo com quem não temos contato há anos e que provavelmente nem nos conheceria se nos encontrássemos na rua?” De repente, se convidado fosse, o tal primo poderia ficar feliz mas, por outro lado, também poderia sentir-se obrigado a ir por conta do convite. Neste caso, um duplo peso de contrariedade: de um lado os noivos que convidaram meio sem vontade, por obrigação, e, de outro, o primo, que nem queria ir, mas foi também porque se sentiu condicionado a ir. Esta situação, que não deixa de ser constrangedora, quebra a lógica da festa, que deve ser marcada pela alegria, pela espontaneidade e pela gratuidade. Quem convida e quem participa deve estar por inteiro, entregue de corpo e alma à celebração que a festa propõe. Esta é a proposta de qualquer encontro festivo.

 

No Evangelho deste 28º Domingo do Tempo Comum, Jesus apresenta o Reino justamente como uma festa promovida por Deus. O sonho do Pai é que todos os seus filhos atendam ao convite com liberalidade, que se lancem por inteiro na proposta de amor e partilha que Jesus veio apresentar, não por si, mas enviado pelo Pai e na força do Espírito Santo. Ao fazer o convite, Jesus começa a perceber resistências. Muita gente não queria participar da festa. Julgavam-se muito importantes e sérios para se entregar a um encontro tão singelo, espontâneo, fraterno e desinteressado como aquele que caracteriza a lógica festiva do Reino de Deus. Não aceitam o convite.

 

Jesus, sem esmorecer, segue com sua investida. Mostra à humanidade que o convite do Reino pode ser estendido a todos os que sonham com um mundo menos complicado, menos sisudo, menos cheio de formalidades. Esta segunda leva de convidados representa aqueles que têm mais facilidade de entender a proposta de Deus. No entanto, ainda resta uma dúvida: “E aquele convidado que estava sem os trajes apropriados para a festa?” Talvez estivesse até bem vestido. Quem sabe não era aquele primo, que veio por obrigação? Fora da lógica do Reino, num espírito pesado e duro, ele próprio se sentia ali um peixe fora d’água, excluído da comunhão que caracteriza o Reino de Deus.

Fonte:

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Franciscanos.org.br

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2018   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço