CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

REFLEXÃO DOMINICAL - O Pai convida para a Festa do Reino

Frei Gustavo Medella

 

Eu nunca me casei! No entanto já acompanhei alguns jovens casais organizando, junto com a família, a celebração e a festa de casamento. Como, pelo menos nos casos em que presenciei, a “verba” era relativamente escassa, fazia-se necessário um verdadeiro malabarismo na hora de montar a lista de convidados. Geralmente, o impasse girava em torno da necessidade de se limitar o número de pessoas que seriam convidadas para o casamento, especialmente por conta da festa, onde mais gente significa mais despesas.

 

Neste contexto aparecem questões como: “Será que convidamos aquele primo com quem não temos contato há anos e que provavelmente nem nos conheceria se nos encontrássemos na rua?” De repente, se convidado fosse, o tal primo poderia ficar feliz mas, por outro lado, também poderia sentir-se obrigado a ir por conta do convite. Neste caso, um duplo peso de contrariedade: de um lado os noivos que convidaram meio sem vontade, por obrigação, e, de outro, o primo, que nem queria ir, mas foi também porque se sentiu condicionado a ir. Esta situação, que não deixa de ser constrangedora, quebra a lógica da festa, que deve ser marcada pela alegria, pela espontaneidade e pela gratuidade. Quem convida e quem participa deve estar por inteiro, entregue de corpo e alma à celebração que a festa propõe. Esta é a proposta de qualquer encontro festivo.

 

No Evangelho deste 28º Domingo do Tempo Comum, Jesus apresenta o Reino justamente como uma festa promovida por Deus. O sonho do Pai é que todos os seus filhos atendam ao convite com liberalidade, que se lancem por inteiro na proposta de amor e partilha que Jesus veio apresentar, não por si, mas enviado pelo Pai e na força do Espírito Santo. Ao fazer o convite, Jesus começa a perceber resistências. Muita gente não queria participar da festa. Julgavam-se muito importantes e sérios para se entregar a um encontro tão singelo, espontâneo, fraterno e desinteressado como aquele que caracteriza a lógica festiva do Reino de Deus. Não aceitam o convite.

 

Jesus, sem esmorecer, segue com sua investida. Mostra à humanidade que o convite do Reino pode ser estendido a todos os que sonham com um mundo menos complicado, menos sisudo, menos cheio de formalidades. Esta segunda leva de convidados representa aqueles que têm mais facilidade de entender a proposta de Deus. No entanto, ainda resta uma dúvida: “E aquele convidado que estava sem os trajes apropriados para a festa?” Talvez estivesse até bem vestido. Quem sabe não era aquele primo, que veio por obrigação? Fora da lógica do Reino, num espírito pesado e duro, ele próprio se sentia ali um peixe fora d’água, excluído da comunhão que caracteriza o Reino de Deus.

Fonte:

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Franciscanos.org.br

Exibições: 23

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

ESQUEMA DO ADVENTO 1 resposta 

Iniciado por JOZIAS DE ALMEIDA ALBUQUERQUE. Última resposta de Jorge Kontovski 7 Jan, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2017   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço