CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Outubro é tempo de missões. E nós “discípulos missionários” de Jesus temos que sair à luta. A Conferência de Aparecida despertou a necessidade e a “Missão Continental” da Igreja exige isso. Mas hoje está bem mais fácil “missionar”. Ainda é preciso, claro, se deslocar a algumas terras distantes como o interior da África e da Ásia. Muitos povos ainda vivem às margens do mundo, sem qualquer tipo de assistência ou conhecimento da fé. Mas o missionário de hoje tem em mãos uma ferramenta poderosa: as redes sociais da internet.

Para fazer missão hoje, não é preciso nem levantar da cadeira, basta agilidade nos dedos e um conhecimento básico de computador. As redes sociais dominam o planeta. Hoje, pode-se lançar uma idéia ou uma causa, e em segundos, o mundo inteiro toma conhecimento. Idéias, fatos, pessoas e tendências mundiais estão na internet. Pessoas se encontram no ciberespaço e utilizam-se cada vez mais das redes sociais para contatos. E estas estão tornando cada vez mais fácil, unir pessoas em torno de um mesmo objetivo, uma causa ou um ideal, seja ele qual for. E porque não usar esse meio para evangelizar?

À nossa disposição, estão inúmeras formas de dar voz à nossa causa, basta que busquemos a melhor maneira de colocar a evangelização virtual, em ação. O mundo online é formado por um público de opinião que está técnica e intelectualmente, preparado para replicar e multiplicar vozes. São mais de 62 milhões de usuários da Internet, só no Brasil, que dirá quantos milhões existem no mundo. Nas diversas redes sociais se conversa de igual para igual, sem hierarquia e sem censura. O poder da informação é a própria instituição e não, seus usuários. Tudo é comunitário. Então, porque nossa Igreja ainda não infestou a rede levando a voz do Cristo Pacificador? Porque, nós, catequistas, ainda não estamos fazendo Ecoar, com toda a nossa força, a Palavra neste meio tão poderoso?

A Rede Social é uma das formas de representação de relacionamento “afetivo” entre os seres humanos que, teoricamente, possuem interesses mútuos. Então, nada mais lógico que “tomemos conta do pedaço”. Ela é responsável pelo compartilhamento de idéias, interesses e objetivos, assim, valores também são compartilhados. Um grupo é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes e que buscam em seus relacionamentos, amizade e partilha. A Internet possibilita uma aceleração na comunicação e uma amplificação imediata de idéias, o que faz com que as redes sociais estejam nela mais que em qualquer outro lugar.

Mas para que serve tantas plataformas de informação? O que são Blog, Youtube, Facebook, Myspace e tantos outros nomes? Aqui vai então, um pequeno resumo do que é cada uma dessas redes e como elas podem ser utilizadas em prol de uma grande mobilização ou de uma grande “Missão” virtual.

Comecemos aqui pelo MSN, ou Microsoft Service Network, a poderosa rede de serviços oferecidos pela Microsoft em tecnologias de Internet. Apesar de manter grandes portais de integração na Internet, hoje o MSN é conhecido mais pelo seu serviço “Mensageiro”, o Messenger, meio pelo qual os usuários se mantêm constantemente conectados para conversação e envio de informações. O serviço mensageiro oferece aos seus usuários um serviço constante de conversação enquanto o computador permanece ligado. Assim é possível manter entre seus contatos pessoas que possam dar informações e enviar arquivos em tempo real, sem falar na economia que isso proporciona por não precisar mais se utilizar o telefone.

O Orkut é uma rede social criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas, com o passar do tempo, a maior adesão aconteceu no Brasil e na Índia. No Brasil são mais de 33 milhões de usuários, 52% dos usuários da rede estão em nosso país. O orkut tem ainda como facilidade a criação de “comunidades”, onde usuários com os mesmos interesses e afinidades se filiam para discutir e congregar suas idéias. Os competidores do orkut são outros sites de redes de relacionamentos, incluindo o Myspace e o Facebook. O Ning é um competidor mais direto, pois, permite a criação de redes sociais dentro da própria rede, que são muito similares às comunidades do orkut. Além de ser uma ferramenta de relacionamento, essas redes mesclam entretenimento, divulgação de vídeos e fotos.

Já o YouTube é um site que permite aos usuários carreguem, compartilhem e copiarem vídeos em formato digital. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclips e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs, no orkut e em sites pessoais. O usuário pode criar um canal dentro do Youtube com perfil e informações relevantes sobre a sua causa, como o link de um Blog suporte, por exemplo, publicando qualquer tipo de vídeo, desde que não tenham material protegido por direitos autorais.

O Flickr é um site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas, desenhos e ilustrações. Permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotos e entrarem em contato com fotógrafos de diferentes locais do mundo. É possível também criar um perfil com informações sobre a sua causa ou mobilização. Através do recurso “embed” é possível publicar as melhores e mais representativas fotos em seu blog.

O Blog tem sido hoje uma ferramenta primordial em matéria de comunicação e exposição de idéias e objetivos comuns. Sua estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos ou “posts”. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A possibilidade de leitores deixarem comentários aumenta a interação entre o autor e os leitores. A popularidade de alguns se baseia nos comentários que provocam e no registro do número de visitas. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Hoje palavra "blog" assumiu um significado muito mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer. Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. Verdadeiras plataformas de defesa de idéias e conceitos. O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para conceituados veículos de notícia. A linguagem utilizada pelos “blogueiros” foge da rigidez praticada nos meios de comunicação e deixa o leitor mais próximo do assunto, além da possibilidade do diálogo entre comunicador e audiência.

Outro formato é o microblogging, que consiste em um blog com textos curtos, como o Twitter, sucesso recente do mundo virtual. Esse recurso permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres conhecidos como "tweets" através da Web ou por SMS (Serviço de mensagens curtas em celulares). As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las, os chamados “seguidores”. A pergunta: What are you doing right now? (O que está fazendo agora?), é marca registrada do Twitter.
Enfim, essas são algumas das ferramentas á disposição do “missionário”, na grande rede social chamada Internet. Àqueles que tem a tecnologia da informação à disposição, procurem integrar-se nas diversas redes, adicionem contatos, cadastrem seu blog em sites de busca, “favorite” sites interessantes, compartilhem e divulguem idéias, tragam pessoas para o nosso lado, Evangelize! Se analisarmos bem, a tecnologia proporcionada pela internet é algo sonhado pelo próprio Cristo: A interação total e completa de toda a humanidade.
Se há o mal também na rede, esse é o mal existente dentro de cada ser humano... Nada que um bom combate não resolva.
Angela Rocha
Pastoral da Comunicação – Diocese de Guarapuava

Obs.: Os dados informados foram obtidos na Internet e na Revista Galileu, edição de Agosto/2009.

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica??? 4 respostas 

Iniciado por Jorge Kontovski. Última resposta de Jorge Kontovski quinta-feira.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço