CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

LITURGIA DOMINICAL. 2º Domingo do Tempo Comum, ano B [Frei Ludovico Garmus]

joao

Frei Ludovico Garmus, OFM

Oração: “Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz”.

1. Primeira leitura: 1Sm 3,3b-10.19

Fala, Senhor, que teu servo escuta!

Domingo passado celebramos a festa do Batismo do Senhor. Depois de batizado por João Batista, o Espírito Santo desceu sobre Jesus, pairando em forma de uma pomba. Então, uma voz do céu se fez ouvir: “Tu és o meu Filho amado, de ti eu me agrado”. Em seguida, Jesus inicia a sua missão, guiado pelo Espírito do Senhor. A leitura de hoje nos fala da vocação/missão do profeta Samuel. Seus pais, Elcana e Ana, eram estéreis. Por ocasião de uma visita ao santuário de Javé em Silo, Ana se prostra diante do Senhor e suplica entre lágrimas e faz uma promessa: Se me deres um filho homem “eu o entregarei ao Senhor por toda a vida”. Depois de desmamado Samuel foi entregue aos cuidados do sacerdote Eli, para servir ao Senhor como um futuro sacerdote (1Sm 1,1-28). A primeira leitura de hoje nos fala da vocação de Samuel para ser profeta. Samuel morava com o sacerdote Eli como uma espécie de aprendiz ou “coroinha” do sacerdote. Numa das noites, enquanto dormia perto da arca da aliança, lugar onde Deus se encontrava com seu povo (cf. Ex 29,42-43), Samuel é despertado três vezes por uma voz misteriosa: “Samuel, Samuel! O menino ia até o sacerdote Eli, e dizia: Tu me chamaste, aqui estou!”. Mas Samuel não o tinha chamado e mandava Samuel dormir. Na terceira vez, entendendo que era o Senhor que chamava o menino, Eli disse: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Fala, Senhor, que teu servo escuta!’” Foi o que Samuel fez. O Texto conclui: “Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras”. Na resposta de Samuel ele mesmo se define: é um servo que escuta a Deus e escuta os sofrimentos e angústias do povo de Israel. Por isso, “não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras”.

Deus tem um plano a respeito de cada um de nós. Descobrir a própria vocação é descobrir o plano divino a nosso respeito. Por isso, precisamos estar sempre atentos à voz de Deus; fazer silêncio para poder ouvi-lo falar.

Salmo responsorial: Sl 39

Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”
Com prazer faço a vossa vontade.

2. Segunda leitura: 1Cor 6,13c-15a.17-20

Vossos corpos são membros de Cristo.

Corinto era uma cidade grega localizada num istmo a noroeste do Peloponeso. Sua fundação remonta ao séc. VII aC. Foi destruída em 146 aC pelos romanos e reconstruída, também por eles, em 44 aC. Dispunha de dois portos, um no lado oriental voltado para Atenas, no Mar Egeu; outro do lado ocidental, no Mar Adriático, voltado para a Itália. Era uma cidade cosmopolita, famosa pela prática da prostituição, no templo de Afrodite. Os diferentes povos ali presentes possuíam seus santuários e os judeus tinham uma sinagoga. Paulo fundou a comunidade de Corinto e conhecia as tentações a que eram submetidos os pagãos recém convertidos a Cristo. Na exortação que hoje lemos, o apóstolo está preocupado em afastar os cristãos da prostituição. Fala a respeito de dois corpos: a Igreja/comunidade que forma um só corpo em Cristo e o corpo de cada fiel, membro deste corpo. A palavra corpo ocorre sete vezes nesta exortação. Resumindo: 1. O corpo do cristão é membro do corpo de Cristo e quem se une com uma prostituta ofende o seu corpo e o de Cristo; 2. O corpo é para a ressurreição; 3. O corpo é santuário do Espírito Santo; 4. Recebemos de Deus nosso corpo e com ele devemos glorificá-lo. Em outras palavras, o ser humano é mais do que simplesmente um corpo. É morada do Espírito Santo, destinado a glorificar a Deus nesta vida e a participar da glória de Cristo pela ressurreição. Por isso Paulo diz: “Fostes comprados, e por preço muito alto (a morte de Cristo). Então glorificai a Deus com o vosso corpo”.

Aclamação do Evangelho

Encontramos o Messias, Jesus Cristo,
de graça e verdade ele é pleno;
de sua imensa riqueza,
graças sem fim recebemos.

3. Evangelho: Jo 1,35-42

Foram ver onde Jesus morava
e permaneceram com ele.

A primeira leitura nos fala da vocação de Samuel para ser profeta. A segunda leitura nos fala como o cristão chamado a viver em comunhão com o corpo de Cristo deve viver esta vocação em seu próprio corpo. O Evangelho nos fala da vocação dos primeiros discípulos de Jesus, na perspectiva do evangelista João. João Batista dizia: Eu não sou o messias; sou apenas a voz que clama no deserto “endireitai o caminho do Senhor”. João tinha discípulos que o seguiam, porque pensavam que ele era o Messias esperado. No outro dia, depois de ter batizado Jesus, João estava com dois de seus discípulos. Vendo Jesus passar, João disse-lhes: “Eis o cordeiro de Deus”. E os dois seguiram a Jesus. Jesus percebeu que o seguiam e lhes perguntou: “O que estais procurando?” Eles responderam: “Mestre, onde moras?” E Jesus respondeu: “Vinde ver”. E os dois discípulos ficaram com Jesus aquele fim de tarde. André era um dos discípulos e logo foi contar a seu irmão Simão Pedro e o apresentou a Jesus. Eis o processo de uma vocação: procurar o messias; ver a Jesus, ouvir o anúncio de João, ouvir a pergunta de quem está sendo procurado, aceitar seu convite e permanecer com Jesus para conhecê-lo melhor. Depois de conhecer a pessoa que se procura, convidar outros a conhecê-la como fez André. Era assim que os cristãos agiam uns 60 anos depois da morte e ressurreição de Jesus. – Conhecemos a missão para a qual Deus nos chama? O que podemos fazer para tornar Jesus mais conhecido e fazer novos discípulos?

rodape-ludovico

                                                                                                                                                                                                            

Fonte:

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Franciscanos.org.br

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2018   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço