CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

 

  1.            HOJE A LITURGIA NOS APRESENTA A PASSAGEM BÍBLICA DE "JESUS E OS DISCÚLOS DE EMAÚS"
  2. UMA RIQUESA DE CONTEÚDO PARA SER TRABALHADO COM OS CRISMANDOS E ADULTOS, FAZER ESSA EXPERIÊNCIA DE CAMINHAR JUNTO COM JESUS.EU JÁ TRABALHEI MUTAS VEZES ESSE TEXTO E FOI MUITO BOM, TEM ENVOLVER, FAZER PARTICIPAR,...
  3.               NAQUELE MESMO DIA, O PRIMEIRO DA SEMANA, DOIS DOS DISCÍPULOS DE JESUS IAM PARA UM POVOADO, CHAMADO EMAÚS,DISTANTE ONZE QUILÔMETROS DE JERUSALÉM. CONVERSAVAM SOBRE TODAS AS COISAS QUE TINHAM ACONTECIDO.
  4.               ENQUANTO CONVERSAVAM E DISCUTIAM, O PRÓPRIO JESUS SE APROXIMOU E COMEÇOU A CAMINHAR COM ELES. " OS DISCÍPULOS, PORÉM, ESTAVAM COMO QUE CEGOS E NÃO O RECONHECERAM. ENTÃO JESUS PERGUNTOU: "O QUE IDES CONVERSANDO PELO CAMINHO"? ELES PARARAM ,COM O ROSTO TRISTE, E UM DELES, CHAMADO CLÉOFAS DISSE: "TU ÉS O ÚNICO PEREGRINO EM JERUSALÉM QUE NÃO SABE O QUE LÁ ACONTECEU NESTES ÚLTIMOS DIAS?" ELE PERGUNTOU:" O QUE FOI?" OS DISCÍPULOS RESPONDERAM:" O QUE ACONTECEU COM JESUS, O NAZARENO, QUE FOI UM PROFETA PODEROSO, EM OBRAS E PALAVRAS, DIANTE DE DEUS E DIANTE DE TODO O POVO. NOSSOS SUMOS SACERDOTES E NOSSOS CHEFES O ENTREGARAM PARA SER CONDENADO À MORTE E O CRUCIFICARAM. NÓS ESPERÁVAMOS QUE ELE FOSSE LIBERTAR ISRAEL,MAS, APESAR DE TUDO ISSO, JÁ FAZ TRÊS DIAS QUE TODAS ESSAS COISAS ACONTECERAM!  É VERDADE QUE ALGUMAS MULHERES DO NOSSO GRUPO NOS DERAM UM SUSTO. ELAS FORAM DE MADRUGADA AO TÚMULO E NÃO ENCONTRARAM O CORPO DELE. ENTÃO VOLTARAM, DIZENDO QUE TINHAM VISTO ANJOS E QUE ESTES AFIRMARAM QUE JESUS ESTÁ VIVO. ALGUNS DOS NOSSOS FORAM AO TÚMULO E ENCONTRARAM AS COISAS COMO AS MULHERES TINHAM DITO. A ELE, PORÉM, NINGUÉM VIU".ENTÃO JESUS LHES DISSE:
  5.               "COMO SOIS SEM INTELIGÊNCIA E LENTOS PARA CRER EM TUDO O QUE OS PROFETAS FALARAM! SERÁ QUE O CRISTO NÃO DEVIA SOFRER TUDO ISSO PARA ENTRAR NA SUA GLÓRIA?" E COMEÇANDO POR MOISÉS E PASSANDO PELOS PROFETAS, EXPLICAVA AS PASSAGENS DA ESCRITURA  QUE FALAVAM A RESPEITO DELE. QUANDO CHEGARAM PERTO DO POVOADO PARA ONDE IAM, JESUS FEZ DE CONTA QUE IA MAIS ADIANTE. ELES, PORÉM, INSISTIRAM COM JESUS, DIZENDO: " FICA CONOSCO, POIS JÁ É TARDE E A NOITE VEM CHEGANDO!" JESUS ENTROU PARA FICAR COM ELES. QUANDO SE SENTOU À MESA COM ELES, TOMOU O PÃO, ABENÇOOU-O, PARTIU-O E LHES DISTRIBUÍA. NISSO OS OLHOS DOS DISCÍPULOS SE ABRIRAM E RECONHECERAM JESUS. JESUS, PORÉM, DESAPARECEU DA FRENTE DELES. ENTÃO UM DISSE AOP OUTRO:
  6.              " NÃO ESTAVA ARDENDO O NOSSO CORAÇÃO QUANDO ELE NOS FALAVA PELO CAMINHO E NOS EXPLICAVA AS ESCRITURAS?" NAQUELA MESMA HORA, ELES SE LEVANTARAM E VOLTARAM PARA JERUSALÉM, ONDE ENCONTRARAM OS ONZE REUNIDOS COM OS OUTROS. E ESTES CONFIRMARAM: "REALMENTE, O SENHOR RESSUSCITOU E APARECEU A SIMÃO!" ENTÃO OS DOIS CONTARAM O QUE TINHA ACONTECIDO NO CAMINHO E COMO TINHAM RECONHECIDO JESUS AO PARTIR O PÃO. PALAVRA DA SALVAÇÃO.

             Fica conosco, Senhor, é tarde e a noite já vem; fiica conosco Senhor, somos Teus seguidores também,..."música de Eliana Ribeiro e Pe. João Carlos " da  Canção Nova.

1- REALIDADE : Jesus não chega com a Bíblia na mão para dar uma aula. Ele começa o encontro com uma pergunta, não com afirmação. Ele quer saber primeiro o que os discípulos pensam e conhecem. Jesus faz um caminho catequético de amadurecimento.

             O catequista é aquele que sabe ouvir antes de falar. Compreende a realidade.

 Na compreensão nasce a confiança.

 - o 1º passo na leitura da Bíblia é caminhar com o povo, fazer perguntas sobre suas preocupações. Do que vocês estão falando? Quais a suas preocupações? Ser capaz de fazer uma análise crítica da realidade.

- CAMINHO : é preciso caminhar com os catequizandos, na realidade deles. Caminhar com alguém significa partilhar, participar da vida da pessoa ( suas alegrias, sucessos, tristezas e fracassos), com quem andamos. Não significa apenas andar juntos: é bem mais que isso. caminhar é ser sustento, amparo. é ajuda mútua. Quem caminha junto, caminha no mesmo passo.

2- BÍBLIA : Ela será compreendida quando ela toca na vida e é colocada em prática. não devemos absolutizar a Bíblia. Ela é um instrumento para " ABRIR OS OLHOS E ABRASAR O CORAÇÃO". O abrir-se dos olhos é o início da fraternidade. Mas isto não acontece"SE NÃO HOUVER A FRAÇÃO DO PÃO"  "Os cristãos tinham tudo em comum . Não haviam necessitados entre eles"...este ambiente de partilha é colocado com o termo " fração do pão", e tem o ponto alto na "Eucaristia". A Eucaristia é o meio e o resultado dessa comunhão de vida.

             Esta é a verdadeira celebração onde se vivem e se trocam descobertas feitas. É a hora de reforçar o compromisso com Deus e com os Irmãos. a mesa nos faz irmãos.

             A partir da reflexão da Sagrada Escritura o coração é aberto para a acolhida do outro, para a hospitalidade. Lucas diz: " permanece conosco"- "fiquemos amigos". O homem transformado em irmão para o irmão, acolhe o mistério de Deus. É um dos grandes símbolos da amizade.

              O catequista deve mostrar a seqüência da História do Povo de Deus. Fazer os catequizandos guardá-la na memória.

             Os discípulos já eram convertidos. Eram gente de Igreja. Pelas dificuldades, talvez eles abandonasem a fé. Hoje também  pessoas batizadas, participantes da Eucaristia, mas que não conhecem a força do Ressuscitado, têm atitudes de desânimo como os discípulos. Para muitas pessoas o caminho do Cristianismo termina na Cruz, e muitos já estão cansados de carregá-la. "Nós esperávamos que Ele fosse o Libertador, mas está morto há três dias"... Para eles, o Messias só poderia ser glorioso  e não sofredor. Era a ideologia dominante que impedia ver  em Jesus que morreu, o Messias prometido.

             Quem recebe o  anúncio ( o querigma) começa a perceber as suas limitações; percebe o caminho errado. Abre os olhos. Reconhece Jesus e percebe a graça de Deus em sua vida.

             Um outro aspecto da graça, o querigma é a ação do Espírito Santo como agente de Evangelização: abrasar o coração, sentir a alegria natural e espontânea como fonte de vida.

3- COMUNIDADE :quando reconheceram a pessoa de Jesus, não tiveram mais motivos para ficar longe da comunidade. Imediatamente voltaram para Jerusalém, para o convívio comunitário e reencontrar os  que se tinham separado.

             O catequista precisa despertar nos catequizandos o desejo de participar da comunidade - é um dos resultados da evangelização, da força do Ressuscitado.

              Por fim, um resultado importante: contar o que viveram no caminho e anunciar a Boa Notícia.

Símbolos fundamentais do texto:

1- o caminhar

2- a hospitalidade ( a acolhida)

3- a fração do pão

4- o abrir-se dos olhos.

            NESSE MESMO DIA ...

                                                   JESUS

-APROXIMOU-SE

-CAMINHOU COM ELES

         - OUVINDO,

          - PERGUNTOU

                 - INSISTIU

           - QUESTIONOU

              - ENSINOU

           - PROVOCOU

          - PERMANECEU

          - REPARTIU O PÃO

          - DESAPARECEU ...

-

 

-

 

                                             J

 

 

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

Comentário de Rogerio Marcondes em 28 abril 2011 às 10:29

Gostei muito deste roteiro para reflexão deste texto, hoje temos um encontro com as familias irei utilizar .

Deus a abençõe.

 

+ + CAPELA + +

 

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar.

ESQUEMA DO ADVENTO 1 resposta 

Iniciado por JOZIAS DE ALMEIDA ALBUQUERQUE. Última resposta de Jorge Kontovski 7 Jan.

pedir e Deus concedeu

Iniciado por Jane 17 Dez, 2012.

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

Image

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

BLOG DO GLAUCO

Image

 

 Bíblia Católica Online

 

Eu Linko

 

PASTORALIS

 


© 2014   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço