CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (João 8,21-30)Terça-Feira, 27 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
- Palavra da Salvação.   

- Glória a vós, Senhor. 

 

Reflexão1 –  Incompreensão. Jesus foi incompreendido em sua missão. A insensibilidade e a resistência à luz maior não deixava que vissem Jesus numa dimensão de transcendência. O grande critério para entender Jesus é o critério do amor.  Justamente pelo fato de não se servirem deste critério, confundiam-No como um ser humano comum e, por isso, talvez, não conseguiam perceber interiormente o sentido último de Sua presença entre nós: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. O grande mistério de Deus Pai acontece em seu Filho Jesus Cristo. Nem todas as pessoas são compreendidas em suas escolhas vocacionais, sobretudo as escolhas vocacionais que prioriza a doação da vida pelos menos favorecidos da sociedade. Corre solta a ideia de que seremos felizes se tivermos muito dinheiro e muitas coisas. Pobre vida! Pobre pessoa! Pobre opção! Certamente Deus não nos deu vocação para ganhar muito dinheiro. Aliás, decididamente, a felicidade não depende da quantia de numerários que dispomos. A vida seria uma banalidade se assim o fosse. Não devemos nos conformar nunca que a razão última da vida é ganhar dinheiro. Ainda que o dinheiro justo, honesto e abençoado seja necessário para que possamos manter a vida com dignidade, não podemos e não devemos cair na falsa e inconsistente teologia da prosperidade. A vida eterna não depende da quantia de dinheiro que temos. A pobreza e a miséria no mundo atual não existem por falta de dinheiro, mas, por falta de solidariedade, por falta de amor. Enquanto não nos educarmos para ver o mundo e as pessoas numa dimensão de transcendência, continuaremos morrendo em nosso egoísmo, em nosso orgulho.O que motivou  Jesus a fazer o que fez, foi a consciência da própria missão. É a consciência da missão que fez e faz com que muitas pessoas gastem a vida por nobres causas sociais, humanitárias, ecológicas, etc. Dom Bosco, o santo protetor da juventude foi um desses. Não podemos perder de vista o sentido maior de nossa existência. E o sentido maior do nosso existir é, justamente, dar sentido àquilo que Deus dá sentido. 

 

Oração. Senhor Jesus, Deus doador de todos os dons, doa-me o dom de construir a felicidade sobre alicerces consistentes. Ocupa, Jesus, o centro de minha vida e infunde em mim o Teu Santo Espírito, a fim de que possa descobrir a missão essencial da minha vida. Faze-me ver o mundo e as pessoas com olhar de transcendência. Concede-me a graça de superar o puramente material, que tantas vezes me escraviza em esquemas vazios de sentido. Dá-me a graça de ver o mundo e as pessoas com Teus critérios de amor. Abençoa meu trabalho e todas as minhas ações, para que os bens materiais,  necessários à vida digna, sejam fruto de uma vida honesta e transparente. Ajuda-me a sair de mim mesmo e a entender que o sentido maior de minha vida consiste em dar sentido à vida dos meus semelhantes. Educa-me para que eu aprenda Contigo a fazer tão somente o bem. Assim, farei felizes as pessoas com as quais me concedes a oportunidade de viver diariamente. Amém.

--------------------------------------------------

Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

-------------------------------------------------

Desejo-te um dia abençoado.  Com carinho, Padre Renato dos Santos - SDBAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248 ( TIM )

Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

 

 

Exibições: 38

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço