CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (Lucas 12,49-53)Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2011
29ª Semana Comum — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batis­mo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!   51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.       - Palavra da Salvação.     - Glória a vós, Senhor.-------------------------------------------------

 

 Reflexão1 – Fogo, no contexto bíblico tem um sentido todo particular. Na Sagrada Escritura fogo é energia transformadora. Todos os Profetas, os Patriarcas, os Confessores, os Apóstolos, os Evangelistas, os Santos foram incendiados por este fogo especial de que fala Jesus. João batista já dizia que viria alguém muito maior do que ele e que batizaria com o fogo do Espírito Santo. Jesus veio lançar fogo sobre a terra. Não se trata do fogo da destruição, da catástrofe, mas do fogo do amor que tudo regenera e recria. É fogo sagrado. É fogo de santidade e de amor. É o fogo do julgamento divino. Nada ficará impune. Como o fogo que a tudo consome, o julgamento divino haverá de consumir todos os nossos pecados. Este fogo é o fogo vivo e dinâmico da presença do Espírito Santo em nossas vidas. E Jesus gostaria que este fogo já estivesse encontrado espaço em nossas vidas para se manifestar. Por vezes somos por demais demorados para com as coisas de Deus. Onde este fogo se manifesta tudo volta ao estado original. Este fogo purifica de toda impureza. Este fogo devolve a graça santificante. O mais importante é deixar-se consumir pelo fogo amoroso de Deus. A maior prova do fogo amoroso de Jesus Cristo foi sua paixão e morte de cruz. Diante desta prova, não temos do que reclamar. -----------------------------------------------------

 

2 – Quem faz conscientemente a opção por viver neste fogo novo do Espírito Santo, nunca mais vai viver em “paz”. Os inimigos do Espírito Santo nunca mais nos deixarão em paz. Temos que ter maturidade espiritual. Um coração zeloso arde de amor pelas coisas sagradas. Trata-se de fazer uma opção radical: ou optamos por Cristo e venceremos a batalha contra os inimigos de Deus, ou já sairemos perdedores. Não estar com Cristo já é ser derrotado. Ele veio trazer a divisão. Seremos divididos entre os que creem em Cristo e os que não creem. Entre os que optam por Ele e os que não optam. Deus não quer saber de indecisão. Ou somos ou não somos d’Ele. Querer e se empenhar em ser um cristão autêntico é correr o risco de ser mal interpretado, odiado, desconsiderado e marginalizado. Todavia, não nos esqueçamos do que disse Cristo: “Eu venci o mundo”!(Jo 16,33) -------------------------------------------------------

 

3 – Refletindo o final do Evangelho de hoje, podemos concluir que, muitas vezes, é dentro da própria casa onde acontecem as piores batalhas na tarefa de testemunhar uma fé autêntica. Há quem ridicularize aqueles que gostam de se manifestar no âmbito da fé. Infelizmente, tenho encontrado famílias que vivem num clima hostil para com quem procura manifestar o ato de crer. Há homens intransigentes que, se pudessem, não deixariam nunca suas esposas participar da comunidade. Há mulheres também que, se dependesse delas, os esposos não poderiam nunca estar numa determinada pastoral. Deveríamos ser agradecidos pelos dons do Espírito que foi derramado em nossos corações e que podem ser compartilhados. Deus quer que sejamos suas testemunhas vivas. “Não podemos deixar de anunciar as coisas que vimos e ouvimos”. (At 4,20) A tarefa missionária pede de nós um empenho afetivo e efetivo no anuncio do Reino. Portanto, não permitamos que os desinteressados pelo fogo do Espírito, apaguem o nosso desejo de nos deixarmos consumir por Ele. Não podemos ser conformistas e nem acomodados.------------------------------------------

 

Oração: Senhor Jesus, fonte misericordiosa do fogo purificador, purifica-me com o fogo do amor transformador. Que nada apague em mim o doce fogo do Teu Espírito que habita em mim desde o meu batismo. (1 Tes. 5,1 19). Purifica minhas palavras, meus raciocínios, minhas atitudes e minhas ações cotidianas. Purifica meus olhos para poder olhar o mundo com pureza de alma. Como o ouro, purificado ao fogo, purifica meu coração de todas as impurezas. Faze-me criatura nova, regenerando-me com o fogo do amor que tudo recria e santifica. E, transformado, eu tenha a graça de deixar-me consumir em obras de amor que transforma o mundo. Santifica-me nas tarefas realizadas por mim cotidianamente. Que os Sagrados Sacramentos do Batismo e Crisma, fonte do Fogo santificador, me tornem testemunha crível do Evangelho que transforma vidas. Senhor Jesus, concede-me a graça de saber oferecer diariamente me corpo como hóstia viva, santa e agradável a Ti. (Rom 12,1) Que minhas dores, sofrimentos, tristezas, incertezas e angústias me sejam possibilidades de participar dos Teus sofrimentos.  Amém.

 

------------------------------------------------

 

Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

-------------------------------------------------

Tenhas um dia muito abençoado. Com estima,Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco  

 --------------------------------------

Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

Comentário de marinez galvao gonçalves neves em 23 outubro 2011 às 1:49

gostei muito desta explicação pois conforme o meu entendimento conversei com uma amiga e eu estava certa!

sugeri a mesma que lê-se o depoimento do irmão sidney

continue mandando estas explicações do Evangelho são ótimas, um abraço Pe. Renato

 

 

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço