CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (Marcos 12,28b-34)
Sexta-Feira, 1 de Abril de 2011
3ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Reflexão:
1 – Semelhante: que participa da mesma natureza. Desse modo, se o amar a Deus sobre todas as coisas é o maior e o primeiro mandamento, o segundo, dito pelos próprios lábios de Jesus, é semelhante ao primeiro. Portanto, entendo que Deus e o ser humano, feito à sua imagem e semelhança, são uma dupla inseparável. Assim sendo, precisamos aprofundar bem esta reflexão. Isso vai nos ajudar a superar a mania de fazermos acepção de pessoas. Fazer diferença entre pessoas é próprio de quem não tem um amor equilibrado por si mesmo. O narcisista sempre alimenta um amor excessivo de si mesmo. Isso é doentio. O amor autêntico é  um amor aberto. Não exclui ninguém. Somos convidados a amar até o pior dos pecadores. Sabes por que? Porque o amor é o único antídoto que realmente recupera. Amar é devolver ao outro a alegria de entender-se como gente... Basta ver como Deus nos amou...Todos somos amados e queridos por Deus. A lógica de Deus é diferente da nossa.
 
2 – Não dá para amar de verdade a Deus sem que esse amor passe, necessariamente, pelo ser humano. Também não dá para amar o ser humano sem que esse amor passe, necessariamente, pelo amor a Deus. Amar a Deus é amar também a obra da criação. E de tudo o que Deus criou, o ser humano é a obra mais excelente. Portanto, você, eu, nós, somos a excelência da criação de Deus. Já pensou isto em profundidade? Impossível dissociar o amor a Deus  do amor ao próximo... Amar a Deus e, ao próximo como a nós mesmos, é uma maravilhosa proposta de salvação. Não dá para recusar. Apresentando estes mandamentos, Jesus rompe com uma lista imensa, composta de 613 preceitos (365 proibições e 248 ações que deveriam ser cumpridas), composta pelos rabinos, mestres da lei e fariseus. Nem os mais santos conseguiam observar essa lista. Para Jesus, bastava estes dois para alcançarmos a salvação. Jesus vai ao essencial...
 
3 – Todavia, há um particular essencial neste Santo Evangelho de hoje: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Você se ama de verdade? Você se quer bem? Você alimenta uma boa medida de autoestima, autoconceito, autoimagem? Somos a mais excelente obra da criação de Deus. Pergunto, então: Temos o direito de não nos amarmos, de não nos valorizarmos? Como afirmei dias atrás, a vida é um dom insubstituível. A valorização da vida, da nossa vida depende, necessariamente, desse autoamor, que não é, na concepção de Deus, narcisismo. Se assim fosse, já não seria mais aquele amor original pensado por Deus. Precisamos, sim,  nutrir um amor equilibrado por nós mesmos. Afinal, essa é a condição para podermos amar os outros filhos e filhas de Deus. O autoamor não pode ser nem excessivo e nem excludente. Para quem tem uma espiritualidade saudável, o próximo deveria ser necessariamente, o lugar do encontro com Deus. Dom Bosco, por exemplo, soube ver no rosto dos jovens o rosto maravilhoso de Deus.
 
Oração.
Senhor Jesus, Tu és fonte do amor autêntico. Agradecemos-Te por nos amar de forma tão intensa. Agradecemos-Te por termos sido gerados à Tua imagem e semelhança, por amor. Concede-nos a graça de nutrirmos por nós mesmos um amor altamente equilibrado para que, amando-nos, possamos amar os nossos semelhantes através da solidariedade, da partilha, do serviço gratuito e da doação total de nossa própria vida. Tua vida entregue na Cruz foi a maior prova de amor para conosco. Faze com que amemos o próximo de forma  verdadeiro e incondicional. Que todos quantos se aproximarem de nós, possam sentir em nós Tua presença amorosa. Dá-nos a graça de sermos reflexos do Teu infinito amor. Não permite Jesus, que alimentemos de nós mesmos uma autoimagem distorcida do Teu amor.  Que a certeza do Teu amor por nós, nos faça crescer na autoestima, no autoconceito e na autoimagem. E já que fomos autenticados pelo selo, pelo carimbo genuíno do Teu amor, ajuda-nos a viver neste Teu amor para podermos, um dia, encontrar-Te face a face como a mais pura e santa fonte de amor. Amém.
 
Deus te abençoe hoje com a bênção do amor.
Ame e serás amado. Quem ama faz o bem. Não perca tempo, faça o bem.
Tenhas um dia maravilhoso.
Com estima.
Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco
 
 
--------------------------------------
Pe. Renato dos Santos
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845
Mont' Serrat
94440-011 - Porto Alegre - RS
-------------------------------------
Fones:
(51) 3331 4799
(51) 8124 6248
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica??? 4 respostas 

Iniciado por Jorge Kontovski. Última resposta de Jorge Kontovski quinta-feira.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço