CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (Marcos 11,11-26)

Sexta-Feira, 4 de Março de 2011

8ª Semana Comum

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

 

Tendo sido aclamado pela multidão, 11Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. 12No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. 13De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. 14Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse. 15Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. 17E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões’. 18Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. 20Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz. 21Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. 22Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. 23Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar’, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. 24Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, 26para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.

 

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Jesus vai procurar figos. Claro que é um gesto simbólico e profético. Não encontrando frutos, ele amaldiçoa a árvore. Esta árvore significava toda a comunidade de Israel que não era capaz de entender este algo novo que estava acontecendo entre eles, com a presença de Jesus. Não se abriam para a conversão e mudança de vida. Não produziam frutos bons na vivência comunitária. A figueira só tinha folhas. Eles só tinham aparência, viviam de ritos externos e estéreis. Se tivessem uma religiosidade autêntica, certamente reconheceriam em Jesus o Messias enviado pelo Pai. E Jesus queria ver neles gestos concretos de vida nova, de santidade e de conversão. Esses frutos importantes eles não produziam. E nós, será que seremos amaldiçoados também? Basta ver se estamos produzindo frutos que prestam...

 

2 – Jesus entra no templo e fica indignado. Aquilo que deveria ser um espaço de crescimento na espiritualidade se transformou em fonte de prosperidade para alguns interesseiros e oportunistas. A preocupação de Jesus era com a profanação que estava acontecendo. Ou seja, aquele tipo de estrutura religiosa não servia mesmo para mais nada, a não ser para desviar o povo do caminho da santidade e ter lucro material. Este tipo de religiosidade não proporcionava mais o projeto de salvação. O templo tinha perdido a sua finalidade: ser casa de oração para todos os povos. Como será que estão nossos templos hoje, com a tal teologia da prosperidade? Pequenas igrejas, grandes negócios. Acho que vai ter muita figueira secando... Fiquemos antenados. O que não é de Deus, morre por si.

3 – Eles tinham estruturas físicas bem montadas, mas não tinham reta intenção. Perderam a fé. Quem perde a fé perde a sensibilidade, a ternura, a alegria. Quem perde a fé vive de aparências. Perder a fé é perder a luz maior, é ficar interiormente cego para o transcendente. Quem perde a fé ignora que o Espírito Santo, que continua dentro, quer produzir frutos de amor e de justiça. Quem perde a fé não consegue mais rezar com contrição, ou seja, a pessoa não se reconhece mais como humilde,  pequena e frágil, que precisa da graça sobrenatural para reencontrar o caminho da vida. O final do Evangelho é muito provocativo: rezar de verdade é, antes de tudo, perdoar as ofensas e os que nos ofenderam. Essa é a religião que Jesus veio nos trazer. Religião do amor, da ternura, do carinho e da acolhida. Família ou comunidade que não têm perdão, amor, acolhida e, luta verdadeira pela defesa da vida, não tem religião autêntica.  E se assim for, Deus não tenderá nossos pedidos e nem perdoará nossos pecados.

 

Oração: Senhor Jesus, fonte misericordiosa de amor que transforma, transforma-nos pela Tua graça. Concede-nos o dom e a capacidade de produzir frutos de justiça e santidade. Ajuda-nos a transformar nossa fé em atos de amor. Que o Deus Espírito Santo não encontre em nós resistências rebeldes que nos distanciam da Tua graça. Alcança-nos com a tua graça, não obstante nossas fragilidades humanas que nos querem afastar de Ti. Muda, Jesus, nossos corações de pedra em corações de carne. Educa-nos para o perdão verdadeiro e faze-nos provar da doçura e da suavidade do Teu perdão, que liberta e cura as feridas da alma. Não permite, Jesus, que venhamos a esmorecer no ato de crer. Aumenta a nossa fé. Que nossa fé autêntica que dizemos ter, nos dê a capacidade de testemunhar diariamente o Teu infinito amor através do perdão, da acolhida e da reconciliação. Amém.

 

Aproveito para desejar-te um final de semana muito lindo e abençoado.

O carnaval está aí. Não e pecado se divertir. Pecado é transformar o divertimento em fonte de pecado. Não temos necessidade disso. Leva Jesus para onde quer que fores e, tudo sairá bem.

Não se esqueça da Santa Eucaristia ou do Culto Dominical. Transforme tua igreja pedra num verdadeiro templo de oração e de crescimento na fé, onde é possível se encontrar com Deus e com os irmãos de caminhada.

Deus te abençoe.

Com muita estima.

Pe. Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

 

 

--------------------------------------

Pe. Renato dos Santos

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 845

Mont' Serrat

94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones:

(51) 3331 4799

(51) 8124 6248

-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

 

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço