CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (Lucas 21,29-33)Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.    - Palavra da Salvação.     - Glória a vós, Senhor. 

Reflexão1 – Estamos quase terminando o ano litúrgico. O calendário litúrgico é diferente do calendário civil que tem seu início no dia 1 de janeiro e se estende até 31 de dezembro. Esta é a última semana do calendário litúrgico. Semana que vem já será ano litúrgico novo. Inicia o Advento. Tempo novo, tempo de espera vigilante. Estas leituras querem nos ajudar a perceber  o novo acontecendo. E a grande novidade é a ação de Deus no meio da comunidade humana. Sentir esta presença carinhosa de Deus é o segredo de tudo.

----------------------------------------

2 – A atitude mais importante e necessária, neste contexto, é saber ler os sinais dos tempos. Quem cultiva esta atitude de ler os sinais dos tempos, torna-se uma pessoa altamente conectada com a natureza, com os acontecimentos do dia-a-dia, com as pessoas que estão bem, com as que sofrem, etc. Toda a natureza, os fatos, as pessoas, são recursos com os quais Deus se manifesta. Deus nos fala sempre através destes recursos. De nossa parte, cabe muito bem o discernimento interior. E este discernimento será excelente se acontecer pela ação do Espírito Santo.

-----------------------------------------

3 – Falando em brotos novos Jesus nos convida a perceber, pelos sentidos, que já é tempo de uma nova primavera. Primavera é uma das mais lindas estações do ano. Mas a grande primavera da fé será sempre a força e o poder da ressurreição. O maior sinal da presença do Reino entre nós é a ressurreição. Quem conseguir chegar ao grau de entender esta primavera da fé, com profundidade, certamente alcançará um grau mais elevado na espiritualidade. Quem cresceu na espiritualidade, saberá ver Deus agindo até nas desgraças que acontecem ao nosso redor. Afinal, Deus sempre reconstruirá tudo, ainda que para isso tenha sobrado somente os escombros. Os escombros podem ser também os pedaços de corações esfacelados pela dor, pelo sofrimento, pela angústia e pelas incertezas que nos acometem diariamente. Tudo passa. Tudo é transitório. A Palavra de Deus, contudo,  é eterna. Esta permanece sempre. Obrigado, Senhor, pela Sagrada Escritura.

------------------------------------------

OraçãoSenhor Jesus, fonte perene de vida nova, vem em meu socorro. Derrama sobre mim o dom maravilhoso de saber ver os sinais dos tempos acontecendo no hoje de minha existência. Manifesta-Te a mim, Jesus, com Teu amor e com Tua ternura. Ajuda-me também a construir o Teu Reino onde quer que me encontre. Concede-me a graça de participar do grande banquete da vida através do amor, da partilha, da solidariedade, da fraternidade e da comunhão de vida com as pessoas  que colocas em meu caminho cotidiano. Dá-me docilidade para acolher sempre, na profundidade de meus sentimentos, a Tua Palavra que dura para sempre. Tua Palavra será sempre em minha vida a maior primavera. Amém.

 ------------------------------------------------------

Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

------------------------------------------------

Desejo-te um final de semana muito abençoado. Procura iniciar bem o tempo de Advento, que nos prepara para celebrar santamente o Natal de Jesus e não do “papai noel”. Tenhas uma excelente Celebração Eucarística ou Culto Dominical.Com estima.Padre Renato - SDB 

-------------------------------------

Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica??? 4 respostas 

Iniciado por Jorge Kontovski. Última resposta de Jorge Kontovski 1 Jul.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço