CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

CATEQUISTAS, DISCÍPULOS E MINISSIONÁRIOS PARA A IGREJA EM ESTADO DE PERMANENTE MISSÃO

ESSE FOI O LEMA INSPIRADOR DO IV SIMPÓSIO CATAQUÉTICO DA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO- QUE PRESSUPÕE VOCAÇÃO, SERVIÇO E MISSÃO, ENVOLVENDO MENTE E CORAÇÃO.

           POR VOCAÇÃO, ANTES AINDA DE CONHECER A CRUZ, OS CATEQUISTAS SE TORNAM DISCÍPULOS DE JESUS, O MISSIONÁRO POR EXCELÊNCIA DO PAI, QUE LHE CONFIA SUA PRÓPRIA MISSÃO, PARA SEREM ALICERCES DA IGREJA EM CONSTRUÇÃO.

           DEPOIS DE CONHECER JESUS COMO DISCÍPULOS, SE TORNA PRIVILÉGIO SER MISSIONÁRIOS, INVESTINDO TODAS AS FORÇAS EM VIVER COMO CRISTO VIVEU, ANUNCIAR O REINO QUE ELE ANUNCIOU E SERVIR A IGREJA QUE ELE COMEÇOU.

             SER CATEQUISTA DISCÍPULO MISSIONÁRIO É VIVER,, SEGUIR E ANUNCIAR JESUS, DIFERENTE DE APENAS A SUA DOUTRINA ENSINAR. O DISCÍPULO APONTA À COMUNHÃO COM O MESTRE, QUE DEMANDA MISSIONÁRIA COMUNICAÇÃO.

            PARA FALAR ASSIM COMO ELE FALOU,, E VIVER COMO ELE VIVEU, AO CATEQUISTA CRISTO ESCOLHEU. ( BENTO XVI, A 18-1-2009 - L'OBSERVATORE ROMANO), DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO, INDICA PAULO DE TARSO COMO GRANDE CATEQUISTA, MISSIONÁRIO ITINERANTE DO EVANGELHO, MIGRANTE, APÓSTOLO DAS NAÇÕES, QUE NASCEU JUDEU, MAS VIVEU UMA TRÍPLICE CULTURA _ JUDAICA, HELENISTA E ROMANA-, COM MENTALIDADE COSMOPOLITA. QUANDO SE CONVERTEU DE PERSEGUIDOR DOS CRISTÃOS EM APÓSTOLO DO EVANGELHO, TORNOU-SE EMBAIXADOR DE CRISTO RESSUSCITADO, PARA TORNÁ-LO CONHECIDO DE TODOS, NA CONVICÇÃO DE QUE, NELE TODOS OS POVOS SÃO CHAMADOS A FORMAR A FAMÍLIA DOS FILHOS DE DEUS, INDEPENDENTE DE RAÇAS, ETNIAS E CULTURAS.

               CONVIVER COM CRISTO E RECONHECÊ-LO EM CADA PESSOA FAZ DO CATEQUISTA NÃO UM PROFESSOR OU UM MESTRE, MAS UM IRMÃO, QUE BUSCA REALIZAR  EM CRISTO A UNIVERSAL COMUNHÃO. O CATEQUISTA USA O SABER PARA MELHOR CONHECER JESUS. ACOLHER, ENTENDER E FAZER CESCER A PESSOA DE CRISTO, PRESENTE EM CADA CATEQUIZANDO, É ANUNCIAR O DEUS DESCONHECIDO DE QUE FALA PAULO( AT 17,23, MAS QUE JÁ ESTÁ NO CORAÇÃO DE TODOS E CADA UM DOS HOMENS.

               DEVEMOS APRENDER A OLHAR OS NOSSOS CATEQUIZANDOS, CRISMANDOS, PAIS E TODA A CATEQUESE COM OS OLHOS DO CORAÇÃO, COM JESUS OS OLHA, COMO O PAI OS OLHA E AÍ SE TORNA MAIS FÁCIL AMÁ-LOS SEGUNDO O MANDAMENTO QUE O PRÓPRIO CRISTO NOS DEIXOU" AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS TENHO AMADO E AO PRÓXIMO COMO A VÓS MESMOS. TENTEM FAZER ESSA EXPERIÊNCIA, TORNAR O NOSSO SEMBLANTE SERENO, SUAVE, OLHAR COM AMPOR E INTERESSE. NA MINHA CATEQUESE EU SEMPRE DOU EM CÍRCULO, NÃO SENTO E VOU TOCANDO OS MAIS TÍMIDOS,PASSAR A MÃO NA CABEÇA, TOCAR A NUCA, PEGAR NA MÃO, FAZER UM AFAGO, MOSTRANDO QUE A NOSSA PRESENÇA AÍ NÃO É POR OBRIGAÇÃO, FAZER UM CHAMEGO MAS SIM DE ALEGRIA, POR AMOR A CRISTO E POR  NÓS OS AMAMOS. QUANDOS OS MEUS SAEM UM POUCO DO CLIMA OU CONVERSAM , EU PARA TUDO E DIGO COM TODA CALMA: EU AMO MUITO, MAS MUITO VOCÊS, MAS NÃO DESE JEITO. NA MINHA PARÓQUIA HÁ UM CATEQUISTA QUE QUANDO A TURMA DELE SAI DO LIMITE , I,É, CONVERSA UM POUCO DEMAIS, ELE COMEÇA A REZAR O PAI NOSSO A AVE MARIA, E VOCÊS PODEM TER CERTEZA QUE DÁ RESULTADO, EU TBÉM JÁ FIZ ESSA EXPERIÊNCIA. E ELES COLABORAM.

             DEVEMOS CATIVAR, O NOSSO JOVEM , SER AMIGOS , SE INTERESSAR POR SUA VIDA , O QUE FAZ, O QUE DEIXA DE FAZER.NÓS TEMOS UM MENINO QUE JÁ ESTÁ O CLJ.O PAI DELE TEM UMA CASA DE PROSTITUIÇÃO, E OBRIGAVA O FILHO A SE DROGAR E SE PROSTITUIR. MAS NÃO ERA ISSO QUE ELE QUERIA.UM DIA, ATRAVÉS DE AMIGOS DE IGREJA ELE COMEÇOU A PARTICIPAR DA CATEQUESE DE CRISMA, NUNCA FALTA.É UM MENINO COMO SE FOSSE MEU FILHO,UM DIA NUN ENCONTRO DE CRISMANDOS ELE DEUS SEU TESTEMUNHO,E HOJE NÃO PERDE UMA REUNIÃO DE GRUPO, NÃO PERDE MISSA E ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL, É UM RAPAZ FELIZ, CUJOS OLHOS IRRADIAM JESU CRISTO, E EU AMO DEMAIS ESSES JOVENS.

        ENQUANTO MUITAS VEZES NOS PROCUPAMOS EM DECORAR FÓRMULAS, O CATEQUIZANDO ESTÁ EM BUSCA DO " PARA MIM VIVER É CRISTO, DE PAULO ( GL 2,20 ) QUE É A RAZÃO PRIMEIRA DOS SACRAMENTOS, ESPECIALMENTE DO BATISMO, QUE NOS FAZ DISCÍPULOS; DA CRISMA, QUE NOS FAZ MISSIONÁRIOS; E DA EUCARISTIA, QUE CONJUGA O DISCIPULADO E A MISSÃO, RECONHECENDO A TODOS COMO IRMÃOS

                A EVANGELIZAÇÃO EXIGE TESTEMUNHO DE VIDA, ANÚNCIO DE JESUS CRISTO E TOTAL ADESÃO A ELE, À COMUNIDADE, PARTICIPAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

EVANGELIZAR IMPLICA, EM PRIMEIRO LUGAR, PROPORCIONAR O ANÚNCIO QUERIGMÁTICO DA PESSOA DE JESUS CRISTO.

                           É VOCAÇÃO PURA.

     " SER CATEQUISTA É UM SER VOCACIONADO E COM ISSO UM APAIXONADO PELA MISSÃO. NADA É SIMPLES, MAS COM PAIXÃO, TUDO SE TORNA MAIS ATRAENTE.". 

 

         

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

Comentário de LORI MILANI em 23 junho 2011 às 4:02

      EU ACREDITO MUITO NO JOVEM. O JOVEM DE HOJE É MUITO CARENTE, MUITOS VÊM DE FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS; ELES VÊM COM UMA" SEDE " DE DEUS, E É NOSSO TRABALHO TRAZÊ-LOS PARA ESSE DEUS MARAVILHOSO; E UMA VEZ QUE ELES FIZERAM A EXPERIÊNCIA DE DEUS, VOCÊ NÃO PERDE MAIS ELES. DEVEMOS DAR TESTEMUNHO DE FÉ E VIDA, SERMOS FIRMES NA NOSSA FÉ, E MOSTRAR A ELES QUE O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA É A VIDA EM CRISTO.

O MUNDO OFERECE TANTA COISA, QUE MUITAS VEZES NÓS FICAMOS CONFUSOS, NÃO DISTINGUINDO O CERTO DO QUE É ERRADO, MAS DEVEMOS SIMM COM CONVICÇÃO, CORAGEM, QUE O VERDADEIRO CAMINHO , MUITAS VEZES DIFÍCIL, CHEIO DE OBSTÁCULOS, SENDO DE CHACOTA POR MUITOS DEVEMOS FICAR FIRMES POIS SÓ EM CRISTO ENCONTRAMOS A VERDADEIRA FELICIDADE.A NOSSA IGREJA TEM TENTOS SERVIÇOS SOCIAIS, ONDE RECUPERA, DEPENDENTES QUÍMICOS, ALCOÓLATRAS, E ISSO SÓ FUNCIONA COM MUITA ESPIRITUALIDADE.

PEÇAMOS A INTERVENÇÃO DO ESPÍRITO SANTO QUE HAJA NOS CORAÇÕES DE TODAS AS PESSOS VÍTIMAS DESSES MALES, POIS EU ACREDITO QUE O BEM SEMPRE VENCE O MAL.

DEVEMOS COMEÇAR A REZAR TAMBÉM POR ESSES TRAFICANTES, PARA QUE DEUS PONHA NO CORAÇÃO DELES  O TAMANHO DO MAL QUE ELES ESTÃO CAUSANDO AOS JOVENS , DESESTRUTURANDO FAMÍLIAS,PEÇAMOS A AJUDA DE NOSSA SENHORA, POIS ELA É MÃE E SEMPRE ATENDE O PEDIDO DE SEUS FILHOS.

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica??? 4 respostas 

Iniciado por Jorge Kontovski. Última resposta de Jorge Kontovski 1 Jul.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço