CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

3º Domingo do Advento: Tempo da grande alegria [Frei Almir Guimarães]

Frei Almir Guimarães

tique-20Este terceiro domingo do Advento é conhecido como o domingo da alegria. Isaías fala do Servo que foi enviado para anunciar a boa nova aos humildes. Paulo, escrevendo aos tessalonicenses, exorta à alegria. As boas novas sempre provocam explosões de alegria ou leves e doces sorrisos de paz e serenidade.

tique-20Tema da alegria. Difícil abordá-lo. Há manifestações que recebem o rótulo de alegria, mas que não passam de alarido ensurdecedor. Muitas manifestações de baderna são mera tradução do medo de enfrentar a vida. Há, que bom que assim o seja, essas alegrias tão simples e tão cotidianas: a casa arrumada, a mesa posta, a torta de nozes e as pessoas esperando a chegada dos convidados; a alegria de uma aurora que anuncia a chegada sol e que se faz preceder pelo voltejar os pássaros; alegria do dever cumprido que baila no rosto da velha senhora com seu avental descascando goiabas para fazer uma geleia;  alegria do homem que, depois de longa internação hospitalar, volta à casa com direito a vasos floridos e  a um brinde de champagne.

tique-20Há alegrias mais profundas como a de sabermos que fomos inventados para o amor. Que Deus não nos criou para vivermos na opressão, na miséria, na dor de toda sorte. Somos resultado de um plano de amor e esse amor não acaba. Manifestou-se no  rosto do Menino das Palhas e foi evidenciado naquela sexta-feira de dor-amor.  Não existe maior amor do que dar a vida pelos seus.

tique-20Há a alegria da certeza de que nosso destino último não é a terra dos cemitérios nem a poeira lançada ao mar depois da cremação. Alegria de sermos acolhidos pelo Pai na soleira de sua casa depois de termos perdido o rumo e cabeça. Somos  convidados para o banquete da glória.  Trata-se apenas de uma questão de tempo.

tique-20Nada de desânimo. Os joelhos debilitados serão revigorados. As promessas são encantadoras e animadoras: os cegos enxergam, os surdos ouvem, a estéril dá à luz. Deus não permite que vivamos a esmo.

tique-20Alegria porque Deus é nosso Emanuel, Deus conosco.  Certeza de  que convivemos com ele ou ele convive conosco  como Ressuscitado, aquele que nos fala, aquele que nos dá o Pão de sua Palavra e o Pão da Eucaristia.

tique-20“Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu  Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me  com o manto da justiça  e adornou-me com um noivo  com sua coroa ou  uma noiva com suas joias” (Is 61,10-11).

tique-20“A alegria cristã não é algo secundário na vida de um cristão. É um traço característico, a única maneira de seguir e viver a Jesus. Ainda que nos pareça “normal”  é realmente estranho “praticar” a religião cristã  sem experimentar que Cristo é fonte de alegria vital(…).  A alegria cristã nasce da união íntima com Jesus Cristo. Por isso não se manifesta de ordinário na euforia  ou no otimismo a todo transe, mas se esconde humildemente no fundo da alma do crente.

 É uma alegria que está na própria raiz da vida sustentada pela fé em Jesus.  Não se vive essa alegria de costas  para o sofrimento que existe no mundo, pois é a alegria  do próprio Jesus dentro de nós. Ao contrário,  converte-se em princípio de luta contra a tristeza. Poucas coisas maiores e mais evangélicas podemos fazer do que aliviar o sofrimento das pessoas  transmitindo-lhes  alegria realista e esperança”  (Pagola, João, p. 227).

Fonte:

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Franciscanos.org.br

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2018   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço