CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012 1ª Semana da Quaresma— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!Naq…

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
- Palavra da Salvação.    - Glória a vós, Senhor. 

 

 Reflexão1 – Não podemos esquecer, sob hipótese alguma, que seremos merecedores da salvação eterna se formos capazes de entender com profundidade o que Jesus quer nos dizer, hoje: Eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Estas ações se constituem no mapa de navegação  da nossa vida cristã. Não podemos ser cristãos de teoria. São Tiago entendeu bem este mapa de navegação rumo ao céu, quando afirma: “Fé sem obras é morta”. Fiquemos conscientes: Religião sem ação concreta em favor da vida, é pura hipocrisia. O verdadeiro amor que Cristo nos propõe nos leva, infalivelmente, aos outros. Ou assimilamos isso, ou, não entendemos ainda o que é a essência do  cristianismo. A outra pessoa, imagem e semelhança do Deus criador, merece a minha total dedicação.  “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, vamos servir bem a Jesus servindo bem as pessoas. Nossa maior dívida para com Deus, penso eu, é não colocarmos a serviço os tantos dons recebidos. Muitas vezes o egoísmo não nos deixa ver que necessitamos uns dos outros para sermos felizes.Várias pessoas da minha família, parentes, amigos, já passaram diante do trono glorioso onde, certamente, receberam a recompensa pelas suas ótimas ou, péssimas obras. Será eu eles tiveram a graça de ter ouvido da boca de Jesus: “vinde benditos de meu Pai...”. E nós, como estamos construindo a nossa Salvação Eterna? Estamos doando a vida?

 

 Oração: Senhor Jesus, doador de todos os dons, doa-me o dom precioso da capacidade de servir aos mais necessitados, com alegria. Ajuda-me a transformar os dons que de Ti recebi em ações concretas em prol dos que mais sofrem nesta sociedade escandalosamente excludente. Dá-me a graça de entender que defendendo a vida e servindo as pessoas, estou servindo a Ti, Deus vivo e verdadeiro. Ensina-me, Jesus, que somente o amor, que se expressa na vida doada, é que dá o verdadeiro sentido à minha existência e consistência ao meu caminhar rumo à eternidade feliz.  Não permitas, Jesus, que eu viva tranquilo  em meu comodismo de cristão sem ações em favor da vida. Educa-me cada vez mais para a lei do amor. Ela me dará a capacidade de conviver pacificamente com meus semelhantes, com a natureza e contigo. Faze com que Teu amor seja real na vida de muitas pessoas através das minhas ações. Jesus,  concede-me a graça de ouvir Tua doce e decisiva afirmação: “Vinde bendito de meu Pai”. Amém.

 

---------------------------------------------------------------------

 

- Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

-------------------------------------------------------------------

Desejo-te uma excelente semana. Com muita estima,Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco  

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço