CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Evangelho (Lucas 13,22-30)Quarta-Feira, 26 de Outubro de 2011 30ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória …

Evangelho (Lucas 13,22-30)Quarta-Feira, 26 de Outubro de 2011
30ª Semana Comum— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.  29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.      - Palavra da Salvação.     - Glória a vós, Senhor. 

 

 Reflexão(Por algum problema no servidor só conseguimos enviar agora a reflexão).1– A salvação eterna não é para um grupo pré-determinado. A salvação eterna pode e deve ser conquistada por todos. Todavia, ser cristão não é condição mágica para merecer a salvação. Conhecer a Sagrada Escritura na sua totalidade também não é condição para entrar no reino dos Céus. Ainda que falássemos a língua dos anjos; ainda que tivéssemos o dom da profecia; ainda que conhecêssemos todos os mistérios e toda ciência; ainda que tivéssemos fé a ponto de transportar montanhas; ainda que repartíssemos  nossos bens ou chegássemos ao ponto de entregar nossos corpos para serem queimados, se não tivermos caridade, ou seja, amor, de nada adiantaria para nossa salvação eterna. (1 Cor 1,1-13) O Céu não é clube onde se entra com carteirinha de sócio. Não será nossa certidão de batismo que garantirá a entrada no céu. A única realidade que nos garantirá a salvação eterna é a prática da justiça, da solidariedade, da fraternidade, da acolhida, do perdão... Portanto, a regra já está estabelecida. Se formos batizados e fizermos isto, certamente a salvação nos será garantida. Tudo dependerá da nossa decisão interior: Queremos ou não merecer a salvação que Cristo nos trouxe com o anúncio do Reino? A certidão de batismo serão as nossas boas obras. 

 

2 - O amor é paciente, é prestativo. Não é invejoso, arrogante e nem invejoso ou orgulhoso. O amor nada faz de inconveniente e nem procura seu próprio interesse. Não se irrita e nem guarda ressentimentos. O amor, sobretudo, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor desculpa tudo, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor não passará nunca. Nem na eternidade, porque é exatamente lá que nos encontraremos com a fonte primordial do amor, que é Jesus Misericordioso. Na eternidade até as profecias terão seu fim e a ciência será inútil. Tudo o que é nosso, é imperfeito. Diante do Perfeito, a imperfeição desaparecerá. (1 Cor 1,1-13) Na eternidade, até a fé e a esperança terminarão. Mas o amor permanecerá. O amor verdadeiro não nos deixa fixados em nós mesmos, egoisticamente, mas nos faz ver os outros em suas necessidades existenciais mais urgentes. Decididamente o caminho do amor verdadeiro é o caminho da porta estreita. Trata-se do encontro fecundo do humano com o infinito dom de Deus.

 

3 – Deus concederá a salvação eterna pelas nossas boas obras de justiça. Como disse em uma das reflexões anteriores, precisamos ser criativos na arte de fazer o bem. “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono da sua glória. E todas as nações serão reunidas diante dele, e separará uns dos outros, como o pastor separa os cabritos das ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes. Estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estive na prisão, e fostes me ver. (Mt 25,31-36) E, se assim fizermos, nos será concedido tomar lugar à mesa no Reino de Deus. Seria muito triste se nos apresentássemos diante de Deus com as mãos vazias de obras de amor. Certamente ele também dirá para nós: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ Seria lamentável...

 

 OraçãoSenhor Jesus, fonte misericordiosa do amor, da justiça e da salvação, salva-me! Não permitas, Jesus, que eu fique na passividade, na mesmice ou na ociosidade, sem me empenhar seriamente para passar pela “porta estreita” do amor e da justiça, que se expressam no compromisso concreto de lutar pela defesa da vida. Abre a porta para mim! Considera-me “bendito de Teu Pai”. Dá-me a graça de possuir o Reino preparado desde a fundação do mundo. Concede-me a possibilidade de tomar lugar à mesa no Reino de Deus. Que minhas atitudes de amor possam ser a chave que me permitirá abrir a porta para a salvação eterna. Dá-me também a graça de transformar minha vivência sacramental em compromisso afetivo e efetivo para com os mais necessitados da sociedade. Que minha vida de oração possa ser cada vez mais coroada com ações transformadoras. O Espírito Santo me ajude a viver e a praticar a justiça, a solidariedade, a fraternidade, a acolhida e o perdão. Converte-me, Jesus, para que eu possa, com o seguimento radical, merecer a salvação eterna. Amém.
--------------------------------------------------------------------- - Deus me abençoe e me guarde. Amém.


- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

 

.-------------------------------------------------------------------Estamos fazendo o Retiro Anual. Durante toda esta semana deixamos nossos acampamentos cotidianos para fazer uma tenda, longe do barulho ordinário. Somos 35 Salesianos fazendo o retiro anual. Reza por nós. Fica em comunhão conosco. Acompanha-nos com teus pensamentos. Oferece algum pequeno sacrifício por nós, afim de retornarmos para nossos acampamentos: Obras Sociais, Paróquias, Colégios... mais fortalecidos e com o rosto iluminado pela graça da santidade. Também eu estou em comunhão contigo.Desejo-te um final de dia muito abençoado. Com muita estima,Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco   

 -------------------------------------

Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

-------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço