CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

aguarela
  • Feminino
  • viseu
  • Portugal
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Aguarela

  • lucimeire dana gijon diniz
  • Luiz Carlos Gomes
  • maria candida batista

Grupos de aguarela

 

PAZ E BEM !

Natal é quando .....?!

Não é Natal quando um homem quiser – é Natal agora, estes dias, esta semana. E não adianta resgatá-lo da sua tradição religiosa, como tentou Ary dos Santos (com talento, mas obviamente a mando dos seus camaradas), escrevendo “Natal é em Dezembro / Mas em Maio pode ser / Natal é em Setembro / É quando um homem quiser / Natal é quando nasce uma vida a amanhecer / Natal é sempre o fruto que há no ventre da Mulher”.

Estávamos em 1975 e o PCP pretendia dessacralizar a vida portuguesa ao ponto de transformar uma das mais sentidas tradições religiosas num momento pagão para os que viam “Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei”. Mais um ano de poder e o Natal era na Festa do Avante e o bolo passava a ser bolo-presidente ou mais prosaicamente bolo-camarada…

Nada disso. Natal é agora. Só agora – assinala o nascimento de Jesus, e é uma festividade cristã. O que Ary e os comunistas, em geral, não conseguiram, nesse tempo de todas as tentações - tornar o Natal uma época de toda a gente – encarregou-se o capitalismo de o fazer, com a sua doce forma de nos enfeitiçar. Hoje, independentemente do sentido da fé de cada um, este é um momento de união, seja simbolicamente cristão ou ateu, pretexto para unir a família, também uma época de dádiva e solidariedade.

Sem querer, o Natal encerra em si o paradigma da humanidade: ao pretender respeitar a individualidade, reconhece-se com mais frequência no que é comum a muita gente e aceita apagar-se em nome de uma ideia partilhada por muitos. Fica bem, depois, dizer que o pior da economia de mercado tomou conta da época, que a fúria consumista se sobrepõe aos profundos sentimentos de solidariedade, que o capitalismo tomou de assalto o Natal.

Fica bem, mas essa é a sua verdade nos tempos modernos – bem representada pelo Pai Natal que a Coca-Cola abocanhou, transformou e globalizou… -, facto que nenhum estandarte com o Menino Jesus vai conseguir contrariar. O espírito da época é o do consumo, o da festa, o da união – mas hoje isso significa negociação, diálogo, entendimento. Não mais união pura e simples.

Substituímos as cartas pelos mails, e os mails pelos sms, e agora os sms por bonecos e presentes do Facebook – e nesta sucessão de facilitações aferimos como os tempos e os seus ícones vão tomando conta do evento. Mais do que perder religiosidade, a quadra tornou-se uma espécie de Cimeira de Copenhaga: tenta-se o mínimo denominador comum – pode ser o bacalhau ou a missa do galo, um estandarte ou um Pai Natal a trepar estupidamente por uma varanda… -, para conseguir ultrapassar todas as diferenças, todos os hiatos, todas as faltas. Negoceia-se para chegar ao acordo que é a noite de dia 24, quando a paz é convocada por todos. Por minutos que seja.

Dois dias depois, ou seja, dia 26, a tenda começa a ser desmontada. O divino, o transcendental, os rituais mais ou menos adquiridos para expressar fé e crença, vão dando lugar ao “back to reality”. Daqui a pouco é ano novo, passas e champagne. Ary dos Santos tinha razão quando falava do “sabor amargo em cada doce que eu comprei”.

Nós, religiosos? Com certeza que sim. Mas aí sim, “quando um homem quiser”, ou seja, muito de vez em quando.

Fotos de aguarela

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Aguarela

NA MARGEM DO RIO PIEDRA... Eu me sentei e chorei. Conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insectos, as penas das aves - se transforma nas pedras do seu leito. Ah, quem der…

NA MARGEM DO RIO PIEDRA...

Eu me sentei e chorei.



Conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insectos, as penas das aves - se transforma nas pedras do seu leito. Ah, quem dera puder arrancar o coração do meu peito e atira-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças.



Às margens do rio Piedra eu me sentei e chorei.



O frio do inverno fez com que eu sentisse as lágrimas no meu rosto, e elas se misturaram… Continuar

Postado em 30 janeiro 2010 às 0:52

Olhar Maria

Fixar Maria é encontrar-se com Deus…

Pois n'Ela tudo d'Ele nos fala…

Maria é um "Espelho de Deus"… N’Ela Deus se torna visível…

Maria é a "Tradução" de Deus em linguagem humana…DEUS, deixou-se "ENTENDER", "VER" e "SENTIR" em MARIA… Nela Deus fez sempre o que quis… nunca encontrou reticências…condições… obstáculos… Em Maria, Deus Sentiu-Se à vontade "em Sua casa" na terra dos homens…

Em Maria, Deus realizou-se em plenitude… Nela tudo foi docilidade, entrega incondicional,… Continuar

Postado em 30 janeiro 2010 às 0:50

Sem título

Já fazia tempo que eu não passava por aqui. Não acho que tenha justificações suficientemente boas mas a verdade é que a vida ás vezes dá-nos responsabilidades a mais e tempo a menos. E no meio disso tudo, corremos sempre o risco de deixar aquilo que gostamos mais para segundo plano. Começamos a adiar felicidade e/ou alegria enquanto tratamos de "colocar tudo em ordem"... O problema é que isso pode levar tempo.

Foi pensando sobre isso que resolvi escrever. Não para partilhar os meus últimos… Continuar

Postado em 30 janeiro 2010 às 0:48

A Marca Natal

O Natal revela-se como força capaz de gerar comportamentos positivos em todos os que o assinalam. Muito mais naqueles que o celebram



Analisar o que acontece nas sociedades globalizadas na quadra natalícia oferece novos horizontes ao que se celebra, ou se assinala. Não apenas na perspectiva religiosa - a primeira em todos os estudos e reflexões que queiram inteirar-se aprofundadamente do que se cria ou transforma por estes dias -, mas em muitas outras, que estão aparentemente… Continuar

Postado em 22 dezembro 2009 às 0:25

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de CATEQUESE !!! para adicionar comentários!

Entrar em CATEQUESE !!!

Às 19:18 em 1 outubro 2010, maria candida batista disse...
Às 12:26 em 26 maio 2010, maria candida batista disse...
amiguita, não fikes aborrecida comigo , mas foi para aliviar sim! o stress , em ke nós consagrados estamos
Às 13:13 em 25 maio 2010, maria candida batista disse...
temos que animar o ego rsrsrs
Às 13:12 em 25 maio 2010, maria candida batista disse...
Em 5:29am on dezembro 22, 2009, Valderez Baisi Silveira deu para aguarela um presente...
Presente
Maria,este coração representa nosso coração capaz de amar o coração ferido de Jesus. Um Natal abençoado por Deus, Um abraço apertado em sua mãe.
 
 
 

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço