CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Informação

Catequese Familiar

Equipe que trabalha na evangelização dos Pais das crianças que estão fazendo a Catequese.

Site: http://www.casaispilotos.com
Local: Sao Paulo
Membros: 20
Última atividade: 29 Dez, 2012

FUNÇÕES DA CATEQUESE FAMILIAR.

Desde o início do século XX, quando a catequese organizada e sistemática começou a dar os primeiros passos, por razões diversas, a catequese pôs o acento, ou seja, centrou a sua atenção nos filhos.
Hoje, o trabalho da catequese tem de ser cada vez mais, centrado, apoiado e dinamizado nos pais. É preciso conseguir que a Família recupere a sua função educativa, a sua missão cristã e a consciência da sua responsabilidade e capacidade para educar cristãmente os filhos.
A Família é o grupo e o espaço humano com maior capacidade para oferecer aos seus membros uma experiência positiva, gozosa e entranhada da vida em geral e da vida cristã.
Nenhum grupo humano pode competir com a família quando se trata de oferecer à criança e ao adolescente a semente da Fé, dos seus valores e da sua prática, num clima de afecto.
Em catequese o primeiro alvo terá de ser, cada vez mais, a família. Para tanto, temos de começar por responsabilizar os Pais; lembrar-lhes o compromisso que assumiram no dia do Baptismo dos seus filhos; e pedir-lhes que cumpram a sua missão com a colaboração do/a catequista. Neste sentido, é preciso motivá-los para um salto qualitativo; ajudando-os a não ceder à tentação de delegar a sua missão na catequese paroquial; ajudando-os a ter uma nova visão da Igreja, como comunhão e corresponsabilidade; e ajudando-os na acção prática, concreta.
Progressivamente, as famílias tornam-se evangelizadoras, transformam o seu Lar em Igreja doméstica e vivem a experiência cristã em conjunto.
Progressivamente, as famílias são apoiadas pela comunidade cristã por formas diversas.
Progressivamente, as famílias vivem e testemunham a sua vida cristã.
Para começar, os Pais rezem com os filhos em casa; leiam juntos o Novo Testamento; esclareçam os filhos; partilhem com eles a leitura; usem os seus catecismos. De uma coisa todos podem estar certos: os Pais são os primeiros a beneficiar, de formas diversas; os filhos irão crescendo na sua vida cristã; todo o conjunto da família será mais unido, solidário e feliz.

RSS

Carregando... Carregando feed

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Catequese Familiar para adicionar comentários!

Comentário de Rogerio Marcondes em 29 dezembro 2012 às 11:18
Manual para 2013
 
Saúde:
1. Beba muita água 2. Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas; 3. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia; 4. Arranje tempo para orar; 5. Faça atividades que ative seu cérebro ; 6. Leia mais livros do que leu em 2012; 7. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia; ... 8. Durma 8 horas por dia; 9. Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia; Personalidade: 11. Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros; 12. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle; 13. Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites; 14. Não se torne demasiadamente sério; 15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas; 16. Sonhe mais; 17. Inveja é uma perda de tempo. Você tem tudo que necessita.... 18. Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente; 19. A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie. 20. Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente; 21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você; 22. Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira; 23. Sorria e gargalhe mais; 24. Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância; Sociedade: 25. Entre mais em contato com sua família; 26. Dê algo de bom aos outros diariamente; 27. Perdoe a todos por tudo; 28. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6; 29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia; 30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você; 31. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantém contato com eles. A Vida: 32. Faça o que é correto; 33. Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre; 34. DEUS cura tudo; 35. Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará... 36. Não interessa como se sente, levanta, se arruma e aparece; 37. O melhor ainda está para vir; 38. Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça. 39. Mantenha seu coração sempre feliz.
Comentário de Eustácio Maia Freire em 3 abril 2012 às 9:26

Isso é que eu sempre falo nas reuniões de pais de catequisandos, pos nós fazemos uma pequena parte a familia é que tem que fazer o principal dar continuidade em casa, como foi a aula, o que aprendeu e explicar o que foi dade sempre na palavra de Deus.

Comentário de Rogerio Marcondes em 27 fevereiro 2012 às 10:46

Desculpe, Lori não tirei seu comentârio não, póis e de extrema contribuição seus comentários. Não sei o que aconteceu vou tentar descobrir, pode passar novamente por favor.

Qua Deus te abençõe.

Comentário de LORI MILANI em 25 fevereiro 2012 às 12:40

ONDE FOI PARAR O MEU COMENTARIO?

NÃO QUEREM MAIS A MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE SITE?

Comentário de Rogerio Marcondes em 23 fevereiro 2012 às 10:44

Gostaria de partilhar com todos que o resultado da catequese das criançãs quando existe um envolvimento da familia e bem melhor. Quando conseguimos mostrar para os pais que a catequese não se resume a busca de um diploma mais sim uma caminhada de fé! Como experiencia em nossa paróquia a média é de 20% de manutenção das familias após a primeira eucaristia, mais infelizmente esta participação se resume as Mães pois o Pai ainda tem uma grande dificuldade de se aproximar da igreja.

Comentário de maria lucineide oliveira em 22 fevereiro 2012 às 15:45

È verdade, Eustácio se houvesse mais participação dos pais, na vida das crianças e jovens,  com certeza, teriamos um mundo melhor.

Comentário de Eustácio Maia Freire em 22 fevereiro 2012 às 14:58

Lucineide realmente ésta é a verdadeira catequese que aprendemos com nossos pais e que hoje não é mais repassada pelos pais atuais, depois estranham que os filho não tem mais respeito pelos pais e vice versa, e virou normal, e o que vira normal não mais valores etico e nem respeito, é o que acontece hoje, concordo que não devemos esperar só ´pela catequese na Igreja, tem que ser catequizado é em casa

Comentário de maria lucineide oliveira em 22 fevereiro 2012 às 14:41

quero fazer parte desse grupo p/ trocarmos experiencias.

Comentário de maria do socorro em 25 setembro 2011 às 16:08
é muito bom fazer parte desse grupo, ...o essecial,para  nos orientar e como catequista, poder ajudar,as famílias dos nossos catequisandos. humildimente,pedir mesmo  bênçãos de deus para nossa humanidade .
Comentário de Deyse Brito em 31 julho 2011 às 18:06
OLA IRMAOS, ESTOU MUITO FELIZ EM FAZER PARTE DESTE GRUPO.
EU MORO FORA DO PAIS, E ENCONTRO MUITAS DIFICULDADES DE CONTINUAR O TRABALHO DE EVANGELIZACAO AQUI, MAS TENHO CERTEZA QUE COM A GRACA DE DEUS E A AJUDA DE VCS VAMOS CONSEGUIR PLANTAR BOAS SEMENTES NO CORACAO DAS FAMILIAS CATOLICAS QUE VIVEM LONGE DO NOSSO PAIS, E MAIS AINDA LONGE DAS PRATICAS RELIGIOSAS QUE ALIMENTAM A NOSSA FE E NOS APROXIMA DO SENHOR.
A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA A TODOS.
 

Membros (20)

 
 
 

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço