CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Boa tarde! sou catequista de crisma, mas nunca preparei um encontro sobre o tema QUARESMA! gostaria de saber se alguem te alguma ideia, pra que eu possa fazer um encontro dinamico? desde ja, obrigada!

Exibições: 168

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi, minha irmã catequista Amanda.

A quaresma pode e deve ser trabalhada desde e 4ª feira de cinzas,:  seu significado, o povo do AT em sinal de penitência se vestia de sacos e se cobria de cinzas.A criança, o jovem ou as vezes o adulto vem nos pedir explicação sobre o significado da cinza, ainda hoje, normalmente o padre que preside a celebração, explica.A Quaresma é um tempo de coversão de penitência e jejum, atos de caridade para com os mais necessitados....

Eu me baseio na liturgia do domingos da quaresma,por exemplo:

1º domingo:começa com o Ev. de Mt4,1-11 - Cristo,que depois de 40 dias de jejum no deserto, vence as tentações do diabo

2º domingo em Mt17,1-9 Jesus se transfigura no Monte Tabor, onde manifestou a sua glória perante seu discípulos e Pedro diz: " SENHOR, É BOM ESTARMOS AQUI,.........LINDA ESSA PASSAGEM

3º DOMINGO EMjO4,5-12 LINDA PASSAGEM " JESUS E A SAMARITANA: " DÁ - ME DE BEBER... UMA CATEQUESE ÓTIMA

4º domingo em Jo11,1 - 45 ; A ressurreição de Lázaro: " EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, AQUELE QUE CRÊ......."

Jesus chora pela morte do amigo...

DOMINGO DE RAMOS- entrada triunfal de Jesus em Jerusalém - tem toda uma dinâmica da bênção e procissão dos ramos, porque Jesus entra em Jerusalém? para ser Rei? O povo qua o aclama rei na paixão, grita:"CRUCIFICA - O " 

Podemos também trabalhar osobre a Campanha da Fraternidade cujo lema é:FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"  e como tema A criação geme em dores de parto, assunto a ser trabalhado no decorrer do ano.

É essa a minha sugestão, espero ter ajudado um pouco. Obs>pode-se também ler as leituras e o salmo. Usa bastante a Bíblia,fazer com que os pais também participem com tarefas de casa. Ok

Uma ótima cqtequese de quaresma, você consegue,o Espírito Santo sempre está presente e não nos deixa na mão.

Carinhosamente        LORI MILANI                          lorimilani@gmail.com

Há uma dinâmica que apliquei certa vez em um grupo chamado Deserto. Ter um momento de silêncio, diariamente, em oração. Cada um recebe um copo plástico ou um pcte. de areia com uma mensagem referente ao tema. Medita-se sobre estar no deserto (as necessidades, os medos, quais os pensamentos que afloram) Depois uma pessoa vai ao encontro dela como se fosse o anjo e lhe oferece um abraço.

O deserto é um momento de reflexão sobre sua vida. Pode ser trabalhado com cinzas, mas para evitar algum transtorno usa-se areia. Espero que tenha ajudado. Paz e Bem e um ótimo dia de glória.

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

EU ESTOU AQUI

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image