CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Vários documentos da Igreja, já a algum tempo vem nos falando sobre Iniciação Cristã. Vejo uma grande urgência em dar os primeiros passos para uma catequese com um perfil iniciático. Gostaria de saber o que os catequistas podem fazer para responder ao apelo da Igreja. O Documento diz algo que me chama atenção: "Ou colocamos as pessoas em contato com Jesus Cristo, ou não cumpriremos nosso papel." Será que estamos fazendo uma catequese onde o catequizando faz um encontro pessoal com Jesus?

Exibições: 421

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Paz e bem!!! Sou catequista já bastante tempo, e tenho acompanhado várias frustações de catequistas quando não conseguem colher os frutos de sua catequese, ou seja, os catequisandos participam dos encontros recebem o sacramento com muita alegria e muita "pompa" e depois somem da igreja. Acredito, que a catequese segue um modelo muito voltado apenas para a recepção dos sacramentos e não tem tido a preocupação de despertar nestes catequisandos, a vontade de participar, de se tornar parte do Corpo de Cristo que é a Igreja. É nescessário que o catequisando se apaixone pelos ideais de Cristo, e que busque uma fé libertadora não apenas no campo da conversão pessoal, mas que saiba entender aquele "olhar de compaixão" de Jesus Cristo em frente aos que mais sofriam os desafios da sociedade daquela época. Ou, seja é preciso entender de fato a mensagem do evangelho. Gente, a CNBB nos questiona vários assuntos importantes em seus temas da CF que apenas tem valor no período quaresmal? Claro que não, são assuntos cotidianos que merecem atenção e que urge por uma transformação. A nossa catequese não pode ficar estagnada nos livros, precisa-se trabalhar também a catequese da vida.

Abençoado questionamento esse seu Maraísa...

Neste ano de 2011 estou com  a missão de entregar 13 pré-adolescentes para receberem pela 1ª vez a Santa Eucaristia, que para mim é o começo da "Vida Eucarística" de cada uma delas.

Destas 13 crianças a metade não vão a igreja e os pais não participaram e nenhuma reunião de no ano de 2010.

Neste ano vamos tentar acrescentar mais uma atividade: "Visitar as Famílias" para ver se conseguimos chegar nos corações dos responsáveis pelas crianças e com isso fazê-los participarem da Igreja!

Estarei neste ano de 2011 atendendo 20 crianças da 2ª fase....preciso de ajuda quanto a dinamicas e ações motivadoras para cumpriri com o objetivo de apresentar Cristo a elas e torna-lo conhecido em seus corações.

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

EU ESTOU AQUI

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image