CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Vários documentos da Igreja, já a algum tempo vem nos falando sobre Iniciação Cristã. Vejo uma grande urgência em dar os primeiros passos para uma catequese com um perfil iniciático. Gostaria de saber o que os catequistas podem fazer para responder ao apelo da Igreja. O Documento diz algo que me chama atenção: "Ou colocamos as pessoas em contato com Jesus Cristo, ou não cumpriremos nosso papel." Será que estamos fazendo uma catequese onde o catequizando faz um encontro pessoal com Jesus?

Exibições: 421

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá!
Existe um doc da igreja chamado RICA - Rito de iniciação cristã para adultos, crianças...
Estamos estudando aqui em nossa paróquia. Depois posso passar os materiasa já estudados para vc.
bjos
fique com Deus

Marcia
Valeu Márcia, gosto muito de ler e trocar experiências. Assim que puder me dê um alô!

Marcia Dinis disse:
Olá!
Existe um doc da igreja chamado RICA - Rito de iniciação cristã para adultos, crianças...
Estamos estudando aqui em nossa paróquia. Depois posso passar os materiasa já estudados para vc.
bjos
fique com Deus

Marcia
Ola querida....
Tamos num caminho de reencantamento na catequese no Regional Leste II, isso é buscamo olhar o ser do catequistas como um alguem que precisa e necessita beber sempre na fonte da Mistica, do Belo e do Ludico. Acreditamos nomomento que o caminho se faz por esse vies. Caminho é experiencia, é caminhar junto, é estar do lado, dar atençao, ouvir, se interessar e ai entao anunciar.

Abrços
Olá Maraísa, primeiro pra sabermos se estamos apresentando a pessoa de Jesus aos nossos catequizando, é so verificar se após receberem o sacramento de crisma quantos atuam na comunidade? quantos participam das celebrações? afinal se não vemos Jesus no proxímo é por que não o conhecemos, mas particularmente acredito sim que de uma maneira geral estamos levando nossos catequizando a este encontro pessoal com Cristo.
Agora quanto a Iniciação Cristã em minha paróquia já demos o primeiro passo, pois tivemos formações durante este ano sobre este assunto, mas a caminhada é longa, pois a maioria pensa que este processo é apenas para a catequese, que é errado, pois envolve toda a comunidade como Patoral do Batismo, Liturgia, este são os mais relacionados. Outro ponto negativo é que a maioria das pessoas não gosta de novidade são do tipo Gabriela, e como tem esse tipo de gente em todo lugar, acredito que aí tem aluguns rsrs, quanto a nós catequistas a formação é permanente, pra você se situar melhor sobre este assunto tem o Estudo 97 da CNBB que é sobre Iniciação Cristã e os livros do Padre Francisco Lelo, ele escreveu varios livros com este tema. Ah além da formação paróquial que temos, também estamos preparando uma formação comunitária, acho que é uma ideia bem legal pra vc implantar em sua comunidade, espero que tenha ajudado.
Olá Jowilci tudo bem? Bom, primeiro me explica o quer dizer com "tipo Gabriela"!Gotaria também de te conhecer melhor, saber do seu trabalho como catequista, onde atua e suas experiências. Quanto ao estudo da CNBB 97 eu li, e foi justamente ele o DA mais precisamente o capítulo 6, que me entrigaram. São mesmo materias muito bons. Ah! gostaria também de saber mais sobre esta formação comunitária da qual você mencionou, pois também trabalho em comunidades rurais da minha Paróquia. Aguardo sua resposta...
Oi Wagner, demorei um pouco para lhe responder, mas não poderia deixar de fazer isto, pois a troca de idéias nos enriquece muito. Gostaria de saber em que cidade e Paróquia você atua, há quanto tempo?
Realmente você tem razão quando diz que os primeiros a a ter conciência sobre a I.C deve ser os catequistas. Outro dia uma catequista me disse: "Ai que bom que minhas crianças fizeram a I Eucaristia, agora vou descansar um pouco e ano que vem eu pego outra turma." Além de não ter noção de catequese permanente e nem de I.C, não sabe que o evangelho não tem pausa! Ah! Onde você teve formação sobre O belo, oLúdico e o Místico, ou foi algum curso?

Wagner Jose disse:
Ola querida....
Tamos num caminho de reencantamento na catequese no Regional Leste II, isso é buscamo olhar o ser do catequistas como um alguem que precisa e necessita beber sempre na fonte da Mistica, do Belo e do Ludico. Acreditamos nomomento que o caminho se faz por esse vies. Caminho é experiencia, é caminhar junto, é estar do lado, dar atençao, ouvir, se interessar e ai entao anunciar.

Abrços
Comigo está tudo bem graças a Deus e vc?

A expresão "Gabriela", refere a música, " eu nasce assim, vou ser sempre assim...." pois se refere as pessoas que pensam que desta forma quando se apresenta algo novo " sempre foi assim, não vai dar certo,etc." coloca sempre um obstáculo para as mudanças.
Bem, atuo na comunidade Maria Auxiliadora, paróquia São José Operário-Aleixo, na cidade de Manaus-AM, fica em umas das áreas carentes da cidade, sou catequista a pouco tempo, somente dois anos, é a primeira etapa que assumo "sozinha", mais nem tanto pois quando tenho duvídas ou quero melhor o encontro, busco os catequistas mais antigos, trabalho com adolescente entre 12 a 14 anos, na etapa de perseverança ou pós eucarístia, não sei como vc conhece, além disso sou vice-coordenadora da pastoral comunitária.
As formações acontecem da seguinte forma: os temas são escolhodos quando estamos elaborando o calendário, e os palestrante, a maiora das vezes são os próprios catequistas, é uma maneira de faze-los buscar conhecimento, e quando os temas são complexos pedimos que outro palestrante faça a formação, vou enviar pra vc uma programação assim vc visualiza e fica melhor pra apresentar pra seu grupo. A formação que temos sobre iniciação cristã é a nivel paróquial e era para comparecer nestas formações todos os membros de pastorais, principalmente liturgia e batismo, mas eles não foram, infelizmente!
Fique com Deus,
bjs

Maraísa Rodrigues disse:
Olá Jowilci tudo bem? Bom, primeiro me explica o quer dizer com "tipo Gabriela"!Gotaria também de te conhecer melhor, saber do seu trabalho como catequista, onde atua e suas experiências. Quanto ao estudo da CNBB 97 eu li, e foi justamente ele o DA mais precisamente o capítulo 6, que me entrigaram. São mesmo materias muito bons. Ah! gostaria também de saber mais sobre esta formação comunitária da qual você mencionou, pois também trabalho em comunidades rurais da minha Paróquia. Aguardo sua resposta...
Ola MAraisa... Eu sou Reitor do Seminario Maior João XXIII em PAracatu - MG. A Formaçao sobre o belo, ludico e o mistico foi no REgional Leste II, encontro de Coordenadores Diocesanos de Catequese. Tivemos o ano passado o Congresso com o tema A CAtequese na Pos Modernidade - o belo, o ludico e o mistico como seguimento de JEsus... E esse ano O belo que seduz, o ludico que liberta e o mistico que transforma no seguimento de Jesus. Que Deus nos abençõe a mudança de mentalidade e ai caminho de plena e consciete transformaçao, a começar do plano o que é mesmo a Iniciaçao Crista, e como essa se da no ser de cada um e de cada uma.

Maraísa Rodrigues disse:
Oi Wagner, demorei um pouco para lhe responder, mas não poderia deixar de fazer isto, pois a troca de idéias nos enriquece muito. Gostaria de saber em que cidade e Paróquia você atua, há quanto tempo?
Realmente você tem razão quando diz que os primeiros a a ter conciência sobre a I.C deve ser os catequistas. Outro dia uma catequista me disse: "Ai que bom que minhas crianças fizeram a I Eucaristia, agora vou descansar um pouco e ano que vem eu pego outra turma." Além de não ter noção de catequese permanente e nem de I.C, não sabe que o evangelho não tem pausa! Ah! Onde você teve formação sobre O belo, oLúdico e o Místico, ou foi algum curso?

Wagner Jose disse:
Ola querida....
Tamos num caminho de reencantamento na catequese no Regional Leste II, isso é buscamo olhar o ser do catequistas como um alguem que precisa e necessita beber sempre na fonte da Mistica, do Belo e do Ludico. Acreditamos nomomento que o caminho se faz por esse vies. Caminho é experiencia, é caminhar junto, é estar do lado, dar atençao, ouvir, se interessar e ai entao anunciar.

Abrços
OLÁ Maraísa.
Em relação a sua pergunta, eu sou catequista há 3 anos, bem a iniciação Cristã ela dá uma introdução a vida e chama a atenção para a nossa catequese hoje, por eu estar inteiramente ligado a muitas dioceses de Santa Catarina, nós por muitas vezes entroduzimos está iniciação juntamente com o momento em que as crianças vem a nós. Há vários documentos da Igreja que fala sobre a Iniciação Cristã. É importante sim dá uma enfâse na catequese sobre este assunto sim o importante aos catequista é a evangelização de cada criança. Bem eu sou formando na vida religiosa de Santa Catrina e aqui nós estudamos e aprofundamos este tema por muitas vezes, mesmo que você leia mais de uma vez você deverá ler sempre, pois é um conteúdo que está sempre se modificando. Bom sempre é bom procurar referencias nos doc. da Igreja
tenha uma boa tarde.
O que temos hoje é uma catequese do tipo "formação" onde jovens crianças e adultos esperam receber um diploma no final. Nao um Sacramento, mas o certificado ou a lembrancinha, há um tempo atraz aqui em minha comunidade, um catequista desses tipo "sou catequista há mais de nao sei qtos anos" resolveu juntar a Catequese de Perseverança com a formação de coroinhas com o argumento de que ao final da perseverança os meninos nao receberiam nenhum "prêmio" como acontece na 1ª Eucaristia e Crisma, ora o grande Premio que recebemos é o Próprio Jesus mesmo que no o mereçamos. Por é necessario que a iniciação Cristã comece por nós catequistas, temos que ser os primeiros a viver essa experiencia de ser Discipulos Missionários pq como transmitir aquilo que nao sentimosa nem vivemos?
Faço parte da Comissão de Animação Bíblico Catequética da minha Diocese. Nosso padre Assessor é o Luis Gonzaga Bolinelli membro do Grecat. Ele é um catequéta. Fizemos nosso plano de trabalho(2 anos) e estamos trabalhando a formação dos catequistas em vista da Catequese de Iniciação Cristã com inspiração catecumenal. Trabalhamos o livro de estudos 97 da CNBB. Esse livro deve ser estudado se possível em grupo e tirar propostas de ação. Além de trabalhar com os catequistas estamos também fazendo essa mesma apresentação nas paróquias que solicitam e vamos expor para todos os padres da Diocese. Por que?Essa é uma proposta da Igreja do Brasil e deve ser assumida pelo Bispo, pelos padres, pelos catequista e também pela comunidade. Então é muita coisa e vamos desanimar não! Deve arregaçar as mangas e estudar e tentar mudar pelo menos a nossa comunidadePrecisamos fazer Cristo amado e conhecido para formar discópulos missionários.
Ecilene M O Passos disse:
O que temos hoje é uma catequese do tipo "formação" onde jovens crianças e adultos esperam receber um diploma no final. Nao um Sacramento, mas o certificado ou a lembrancinha, há um tempo atraz aqui em minha comunidade, um catequista desses tipo "sou catequista há mais de nao sei qtos anos" resolveu juntar a Catequese de Perseverança com a formação de coroinhas com o argumento de que ao final da perseverança os meninos nao receberiam nenhum "prêmio" como acontece na 1ª Eucaristia e Crisma, ora o grande Premio que recebemos é o Próprio Jesus mesmo que no o mereçamos. Por é necessario que a iniciação Cristã comece por nós catequistas, temos que ser os primeiros a viver essa experiencia de ser Discipulos Missionários pq como transmitir aquilo que nao sentimosa nem vivemos?

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço