CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2011
1ª Semana do Advento— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. - Palavra da Salvação.   - Glória a vós, Senhor.

 

Reflexão1 – Já entramos no tempo litúrgico novo. É o tempo do Advento. Mais 4 semanas e estaremos celebrando o Natal de Jesus. Advento, portanto, é tempo para uma preparação bem intensa desta grande festa da vida. Tempo para oferecer a Deus uma pequena penitência pela santificação de alguma pessoa; tempo de conversão; tempo para mudança de vida; tempo para rezar mais; tempo para refletir mais sobre a Sagrada Escritura e, também, tempo para solidariedade. Não podemos deixar de fazer o bem. Portanto, vamos fazê-lo.

 

2 – Jesus entrou em Cafarnaum. Um oficial romano que não tinha nada a ver com Abraão e, justamente por isso, era considerado “excluído” do povo de Deus, foi até Jesus. Com uma fé imensa intercede por seu empregado doente de paralisia. E por esta fé imensa Jesus atende seu pedido e acrescenta ainda um grande elogio: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.  

 

3 - Hoje Jesus quer entrar em tua casa. E tu poderás ir até Ele e suplicar a bênção mais importante para ti, para teus familiares e para teus amigos. Poderás pedir a cura da paralisia. Contudo,  a paralisia maior que pode ter atingido as pessoas de tua casa pode ser a paralisia da inércia, da falta de iniciativa, do comodismo, da preguiça, da falta de interesse em fazer o bem, da covardia, etc. Ele vai dizer a ti como disse ao Oficial Romano: Eu irei te curar. Jesus tem o poder de curar todos estes males. Basta tua permissão e teu querer. Basta tua fé verdadeira.

 

4 – É a fé que nos salva. Ter nascido em uma família cristã e pertencer a uma denominação religiosa não garante a nossa salvação. O que garante a nossa salvação é ter no coração uma fé verdadeira, que nos leva sempre a agir em favor de alguém. Fé sem obras é fé vazia, inútil. Receber a Eucaristia, receber a Palavra de Deus e não permitir que elas se transformem em atitudes concretas, é simplesmente traí-las. A melhor maneira para sermos agradáveis a Deus é agirmos sempre em favor dos mais necessitados, como fez o oficial romano. É maravilhoso servir a Deus em cada pessoa que Ele mesmo vai colocando em nosso caminho. Fé, por consequência, é uma questão de humildade. A fé nos faz entender a nossa pequenez diante do grande e maravilhoso Deus. Portanto, reconhecer a própria pequenez é tornar-se grande diante de Deus. Certamente os humildes entrarão no Reino de Deus. E lá encontrarão todos os que já os precederam e que mereceram desfrutar desta realidade eterna que dá sentido pleno ao existir humano.

 

 Oração:Senhor Jesus, fonte curadora de toda enfermidade, cura-me! Cura-me de todos os males que feriram e ferem minha alma, meu corpo e minha mente. Cura-me da paralisia da inércia, da falta de iniciativa, do comodismo, da preguiça, da falta de interesse em fazer o bem, da falta de amor, de perdão, de acolhida. Derrama sobre mim Teu divino Espírito Santo para que eu possa crescer numa fé sólida, consistente e cheia de iniciativas em favor dos que mais sofrem.  Permite, Jesus, que eu Te agrade através da minha doação de vida em favor dos mais necessitados. Que nenhum sofrimento alheio me deixe indiferente. Ainda que eu não seja digno de que entres em minha morada, dize uma palavra e serei salvo. Amém.

 ------------------------------------------------------

 Deus me abençoe e me guarde. Amém.
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

-------------------------------------------------

Tenhas uma semana repleta da presença carinhosa e amorosa de Deus. Forte abraço.Padre Renato - SDB 

--------------------------------------

Pe. Renato dos SantosAv. Cel. Lucas de Oliveira, 845 Mont' Serrat94440-011 - Porto Alegre - RS

-------------------------------------

Fones: (51) 3331 4799(51) 8124 6248Facebook: Renato Dos SantosTwitter: @SantosRenatodosLinkedin: Padre Renato dos Santos

 -------------------------------------

Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16

Exibições: 28

Responder esta

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2018   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço