CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Prezados irmãos.

Apesar de meus parcos conhecimentos da matéria, mas com base na minha vivência catequetica, classifico a catequese em 3 etapas:

PRIMEIRA ETAPA: Prepara, as crianças para seu encontro com Cristo através da primeira comunhão;

SEGUNDA ETAPA: Prepara, adolecentes e jovens para o seu segundo encontro com Cristo através do Crisma/Confirmação e;

TERCEIRA ETAPA: Prepara, os adultos para seu encontro definitivo com Cristo na Eternidade.

"A PRINCIPAL MISSÃO DO/A CATEQUISTA: Que ao terminar a primeira etapa, as crianças estejam tão apaixonadas pelo Cristo que lhes foi apresentado, que tenham o desejo de continuar a desvendar os segredos dos mistérios desse amor tão grande de Cristo por cada um de nós". Aí, os catequistas terão cumprido sua missão totalmente.

Mas infelizmente, não é isso que ocorre. A maioria das crianças não vem a hora de terminar a primeira etapa para receberem a Eucaristia e sumirem. Depois tem que ser pegas a laço ou quando os pais são persistentes, voltam para fazer a segunda etapa, receberem o Crisma e aí sumirem definitivamente até voltarem para o casamento ou como padrinho/madrinha de algum sacramento.

E, é nesse vácuo entre a segunda e a terceira etapas, que eles ficam expostos a todo tipo de assédio por parte de milhares de denominações de igrejas, que funcionam mais ou menos como as propagandas dos bancos. Ou seja:

1-BANCO DO BRASIL. Venha para mim. Sou todo seu;

2-ITAU/UNIBANCO. Venha para mim. Estarei à sua disposição 30 horas por dia;

3-BRADESCO. Venha para mim. Sou presença garantida.

Não sei se estou correto em meu ponto de vista, mas se tiver, o que será que deveria ser feito para uma mudança radical nessa cultura???

Fiquem na Paz do Senhor e no Amor de Maria.

Ari Marques.

Exibições: 3395

Responder esta

Respostas a este tópico

Realmente. Infelizmente é isto que vem acontecendo.Eo resultado as milhares de denominações de igrejas crescendo cada dia mais.Que faremos?

OI, ARI.

EU CREIO OU TENHO CERTEZA, FALTA O COMPROMETIMENTO, TESTEMUNHO DE FÉ E VIDA DOS PAIS. TEM UM DITADO QUE DIZ " NÃO MANDE SEUS FILHOS À MISSA, VÁ COM ELES "

QUERIDO IRMÃO CATEQUISTA ARI, NÓS LANÇAMOS A SEMENTE E TENHO CERTEZA COM MUITO AMOR. DEIXEMOS O RESTO NAS MÃOS DE DEUS, QUE ELE TEM UMA MISSÃO PARA CADA UM DE SEUS FILHOS.

COM AS BÊNÇÃOS DE JESUS E MARIA

CARINHOSAMENTE       LORI MILANI

Prezados Irmãos,

Acredito que a Igreja deveria ter reformulada a catequese, não deveria existir somente essas etapas .Mas a catequese deveria ocorrer de  forma ininterrupta. O período da adolescência é onde ocorre a ruptura ou a descontinuidade do conhecimento da Palavra de Deus, cumprindo formalidades sociais da primeira comunhão e crisma.

Deixaríamos de ser leigos, para sermos praticantes e conhecedores da Palavra de Deus.

O vácuo existe e repensar é preciso.

Mas sei que a instituição é muito complexa e essa proposta de mudança envolveria uma radical alteração na  política e estrutura da instituição, mas  é com penso !

É necessário o  constante alerta aos catequisandos sobre o discernimento entre o bem e o mal em todas as situações do dia-a-dia. Falar com amor sobre o amor de Jesus e ser exemplo de fé é o que podemos fazer para despertar o desejo de não se separar do amor de Deus.

Atenciosamente,

Evandro

Bom dia meu irmão Evandro e a todos os irmãos de Catequese!

Nós temos quase tudo para nos tornarmos um paiz realmente católico, crente em Deus em em suas promessas, bem como abandonarmos os apelos do mundo que nos distancia cada vez mais dos caminhos de Deus. Graças a Deus são milhares de crianças que frequentam a Catequese em todo o Brasil. E, é uma pena que a maioria delas se dispersem quando chegam à adolecência. Na verdade, suas raizes não ficaram tão profundas como deveriam ter ficado, nas duas etapas anteriores. E este questionamento é para todos nós catolicos, afinal, nós somos a igreja. Outro dia vi o Pe. Giuli na TV Século 21 comentando a respeito e citava um e-mail que havia recebido de um amigo seu que é padre na Suécia ou Suissa, não me rerdo muito bem. Mas o seu amigo testemunhava e lamentava que naquele paiz, em quse 500 paróquias, o numero de crianças frequentando a catequese não passava de 50. Que horror. Com certeza, Deus estará sempre fazendo a cada um de nós, aquela famosa pergunta. "O que você fez com os talentos que te dei?". Que unidos em orações,sejamos iluminados pelo Santo Espirito a descobrir novos caminhos para fortalecer e animar os jovens nessa caminhada de: Conhecer melhor a Deus a cada dia, para amá-lo cadia mais.  Fiquem na paz do Senhor.

OI, MEU QUERIDO IRMÃO CATEQUISTA ARI, TENHO CERTEZA DE QUE TODOS NÓS CATEQUISTAS NOS PREOCUPAMOS MUITO COM ESSA QUESTÃO, MAS DEVEMOS FAZER O POSSÍVEL, O QUE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE , POIS O RESTO DEUS PAI FAZ, ELE NÃO QUER PERDER NENHUM DE SEUS FILHOS. EU GOSTO DESSA CANÇAO QUE DIZ: "PÕE A SEMENTE NA TERRA ,NÃO SERÁ EM VÃO, NÃO TE A COLHEITA , PLANTAS PARA O IRMÃO ... E ASSIM VAI...DEUS NÃO PEDIU O IMPOSSÍVEL DE NÓS, LANCEMOS A SEMENTE QUE O IMPOSSÍVEL ELE FARÁ.

FIQUE NA PAZ DE DEUS

UM ABRAÇO FRATERNO         LORI MILANI

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

EU ESTOU AQUI

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image