CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

   O termo anjo (Anúncio) significa mensageiro e indica a função dos Espíritos Celestes enviados por Deus para anunciar a sua vontade aos homens.

Em cada livro da Sagrada Escritura menciona varias vezes os anjos, mas a sua criação por obra de Deus, a Bíblia não nos revela nada, nem quando, nem como.

Os Anjos são Seres espirituais cuja existência foi definida verdade de fé pelo Concilio Lateranense IV(1215) também o foi pelo Concílio regional de Toledo, em 400, na Espanha e foi retomado pelo Concilio Vaticano I. Lê-se no Catecismo Romano e na profissão de Fé expressa na Bula "lniunctum nobis" do Papa Paulo IV de 13 de novembro de 1564: "Deus criou também, do nada, a natureza espiritual e inumeráveis Anjos para que o servissem e assistissem". (1ª parte, Cap. 2, a.1 do Símbolo, n. 17).

Pelo Livro de Jó 1,6 e Jó 38,7 que representa “Os Filhos de Deus” (Que é uma das denominações vetero-testementária dos Anjos) no ato de aplaudir a Criação da Terra, podemos deduzir que eles forma criados antes do homem.

Pela Revelação do magistério da Igreja, sabemos que os Anjos são criaturas incorpóreas. O fator diferencial da corporeidade é indicado pela capacidade de alimentar-se (Tobias 12,19). Jesus para dar aos Apóstolos a prova mais convincente da sua Ressurreição pediu: ”Tendes o que comer?” (Lc 24,41) e” comeu diante deles”(Lc 24,43). Eles são seres puramente espirituais tem inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais (Lc 20,36)

O profeta Daniel teve uma experiência sobrenatural e Angélica (Dn10, 4-6).

Revela-se nesta descrição o esforço do profeta para manifestar na inadequação das palavras humanas a identidade celestial do Ser que lhe apareceu.

Tauler um famoso místico diz: “Eu não sei com quais palavras se possa e se deva falar desses Espíritos puros porque eles não tem nem mãos, nem pés, nem figura, nem forma, nem matéria, e um ser que não tem matéria e um ser que, não tenha nenhuma dessas coisas, nenhum sentido e pensamento o pode compreender”.

Os Anjos são mestres e conselheiros dos homens. Ele desenvolve sua missão celeste transmitindo as vontades divinas sempre respeitando as livres decisões humanas. São Tómas de Aquino ensina que os Anjos nos instruem iluminando as nossas imagens, reforçando a luz da nossa inteligência, guiando a um melhor conhecimento das coisas.Eles sabem de tudo o que se passa na terra quase participantes da onisciência divina. A inteligência dos Anjos diferente da nossa é dirigida às coisas imateriais e eles não tem necessidades do intelecto agente pois possuem idéias das coisas não por abstração das coisas mesmas mas, por infusão de Deus.

Deus fala aos Anjos quando faz com que eles percebam a sua íntima vontade. Os Anjos, depois falam ao Senhor quando se erguem sob impulsos de admiração. São João da Cruz afirma que a Alma que chega a união com Deus pode penetrar nos Céus e ouvir em contemplação os louvores de gloria dos Anjos. Os Anjos falam entre si pois não tem conhecimentos iguais por isso eles precisam receber comunicações uns dos outros para que sejam atendidas as ordens divinas, reciprocamente se iluminam e falam entre si.

Os Anjos apresentando-se aos homens, manifestam sua identidade celeste, incutindo temor e veneração (Lc1,12).Exemplo disso é a aparição do Anjo a João em Apocalipse 22,8 no qual João se prostra em adoração aos pés do Anjo mas, o anjo não é a fonte de luz, por isso ele prontamente reage dizendo “Não!Não o faças!Sou servo como tu e como teus irmãos os profetas...É a Deus que deves adorar!(Ap22,9)

Paz e Bem!

Salve Maria!

Exibições: 78

Responder esta

Respostas a este tópico

muito bom...

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço