CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

CATEQUISTA, SEU ESFORÇO E DEDICAÇÃO É DEVIDAMENTE VALORIZADO PELA SUA COMUNIDADE? INCLUSIVE PELO PÁROCO, COORDENADORES E PELO CPP?

Paz e bem.

Algumas vezes não sentiu a vontade de "largar tudo" pela falta de reconhecimento à sua dedição, empenho e sacrifício em prol do Reino de Deus?

Pois é, meus caríssimos e caríssimas, até onde eu sei e pelo que já assoprarar em meus ouvidos, trata-se de uma situação preocupante, muito desagradável, e diria até que é enervante e irritante.

Somos concientes de que o nosso compromisso é com Jesus Cristo, nosso grande irmão. Mas, também, é indiscutível que o reconhecimento pelo sacrifício e dedicação dos catequistas não pode ser subentendido como OBRIGAÇÃO.

Pelo amor de Deus, ter párocos que nem estão ai com a catequese e suas necessidades, é ir contra os ideais de Deus, exemplificados por Jesus e seus discípulos!!! Ter, na comunidade, membros do CPP que não valorizam a evangelização realizada pelos catequistas, é ter gente que nem sabe o por quê da sua função. O dever de catequizar É DE TODOS. Além do que, para mim, não podemos servir a dois Senhores, ao mesmo tempo (Deus e dinheiro)

O "catequizar" é um COMPROMISSO PESSOAL. É o nosso "SIM" espelhado em Maria, a primeira grande catequista. Ou será que estou errado? Ou será que nasci "fora de época"?

Normalmente, e segundo os demais, somos integrantes de uma Pastoral "sem grandes méritos"; dito de outra maneira, somos parte de uma Pastoral qualquer, sem transcendência. Somos alvo de críticas pelos nosso erros (até parece que não somos humanos, ou que eles são divinos).

Esquecem que o fundamental e essencial para nossa Igreja é a evangelização. E a evangelização da comunidade é feita via catequese, via Evangelho, mostrando que a nossa salvação é ser (ou tentar ao máximo ser) como Jesus.

O nosso trabalho é realizado dia a dia e não a cada fim de semana ou uma vez por mês. Não devemos viver eternamente pensando que a minha Pastoral é melhor do que qualquer outra, e nem ficar tratando que as demais Pastorais são simplesmente as demais.

É necessário reconhecer e dar o seu devido valor ao trabalho e empenho de cada membro de Pastoral de Animação Bíblico-Catequética e colocar tudo em seu devido lugar.

Um conselho: Se todas essas coisas acontece com você, lembre-se: Nós somos galhos da videira; nada pode nos separar d'Ele.

Façamos a nossa parte: Rezemos por eles, que Deus fará a Sua parte.

Exibições: 486

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo Jorge. Paz e bem. Muito feliz e surpreso, li sua postagem e fiquei pensando: Como é bom ter amigos como você. Com grande acerto, você colocou o maior problema de nossas catequeses. Aqui na paroquia que sirvo, por falta de coordenador, nós catequistas, fizemos um acordo: Todos somos coordenadores e juntos administramos a catequese de forma única e transparente com relação a todos os assuntos. Antes quando tínhamos um coordenador, nós deixávamos ele responsável por tudo. Agora, todos juntos somos responsáveis, tendo uma pessoa responsável pelas reuniões da C.P.P.e dos encontros de coordenação forânica e diocesana, com a responsabilidade de passar imediatamente os assuntos tratados, em reunião extra para todos os catequistas. Folgo em dizer que essa experiência esta dando certo e nosso pároco esta dando o maior apoio a esse método. Agradeço a DEUS por essa abertura, e peço aos amigos catequistas que sempre há uma saída para situações difíceis. É SÓ OLHAR PARA CIMA.......................

Eu sempre falo isso pros catequistas, que todos nós somos coordenadores apenas tem que tem um responsável.

Infelizmente alguns catequistas não tem o devido compromisso com a catequese para seguir essa linha de pensamentos.

Sou a coordenadora mais infelizmente o apoio que o Paroco nos dá é insuficiente pra fazer da nossa uma catequese forte que nos ajude a ajudar as crianças e jovens que nos procuram. Queria muito que a nossa não fosse uma catequese sacramental mais infelizmente a nossa comunidade continua com esta linha de pensamento. Ent5ão é como se estivesse-mos preparando nossas crianças para o sacramento e não para a vida cristã em comunidade. 

Eu sempre falo isso pros catequistas, que todos nós somos coordenadores apenas tem que tem um responsável.

Infelizmente alguns catequistas não tem o devido compromisso com a catequese para seguir essa linha de pensamentos.

Sou a coordenadora mais infelizmente o apoio que o Paroco nos dá é insuficiente pra fazer da nossa uma catequese forte que nos ajude a ajudar as crianças e jovens que nos procuram. Queria muito que a nossa não fosse uma catequese sacramental mais infelizmente a nossa comunidade continua com esta linha de pensamento. Ent5ão é como se estivesse-mos preparando nossas crianças para o sacramento e não para a vida cristã em comunidade. 

Olá Jorge, Realmente sua colocação é perfeita e um grande incentivo para todos nós catequistas que muitas vezes se sente desmotivados a continuar seu trabalho na evangelização por dificuldades que encontramos em desenvolver um bom trabalho junto e unidos as outras pastorais, como você mesmo citou não é minha pastoral. Somos todos galhos da videira.

Paz e Bem

Vânia Lobo.      

Não.Por nenhum,nem pela coordenação.

Ser catequista deve ser em 1º lugar vocação e depois lembrar :tome sua cruz e siga-me.Eu amo ser catequista não importa quantas ondas vou ter que pular o essencial para mim que sei onde encontro o porto.Nada e ninguém pode nos separar do amor de Deus.

Beijos.

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

EU ESTOU AQUI

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

• Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image