CATEQUESE !!!

Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2,5)

Se alguém puder passar material da Campanha para a catequese, ficarei grata.

 

Rosângela

Exibições: 149

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu tenho alguma coisa. Espero que te ajude.
ROTEIRO PARA ENCONTRO DE CATEQUESE - CF 2010 - 01/03/2010 01h09


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

ROTEIRO DE ENCONTRO: Campanha da fraternidade de 2010

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Nesse ano , a campanha é ecumênica e vai envolver outras igrejas cristãs na discussão do tema "Fraternidade e Economia".

Tema da campanha: "Economia e Vida".

Lema:"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".(Mt 6,24)

ACOLHIDA: Vamos hoje, de uma maneira especial, apresentar a vocês, crianças, a Campanha da fraternidade. (Usar o cartaz da campanha e ir explicando ou montando as partes). Primeiro precisamos entender o que é essa campanha, o que ela deseja de todos nós. Essa campanha é realizada pela igreja católica, juntamente com outras religiões (por isso chamamos de ecumênica), para alertar a todo cristão de seu dever de estar sempre preparado, sempre pronto para seu encontro com Deus. Precisamos estar sempre em conversão. Por isso a cada ano, ela nos chama novamente para entender esse caminho e, nos coloca um tema, para que possamos refletir sobre ele. Vamos entender então, qual o tema e o lema dessa campanha e entender o seu objetivo para nossa reflexão. Prestem atenção nesse cartaz. Vamos ver o que ele quer nos dizer?

(Tentar explicar sem ler para que as crianças entendam, o texto abaixo é o norteador): “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mt 6,24) Com esta frase em destaque, o cartaz desta Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida. O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai? O dinheiro é necessário no mundo dominado pelo mercado, onde tudo se compra e se vende. Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupas, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer. O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda, pelas promoções de fim de semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo. Este cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. A pôr a sua confiança em Deus. A fugir da ganância e do egoísmo. A cultivar sentimentos de fraternidade. A contribuir com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário. (Extraído do Texto-Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010)

RECONHECENDO NOSSOS ERROS E PEDINDO PERDÃO:E agora hein, crianças, nós que aprendemos que o dinheiro compra tudo, nos abre portas e mais portas, nos coloca em lugares onde jamais sonhamos... Hoje, somos chamados a amar mais ao nosso Deus do que a ele. Será possível? Vocês podem até me falar que amam mais a Deus do que ao dinheiro, mas vamos faze r essa reflexão:

- Se alguém os chama agora pra ir andar num trenzinho da alegria, cheio de adereços e bichinhos coloridos... O que fariam? Ficariam aqui rezando ou iriam atrás da alegria comprada?

- E se alguém o chamasse para ir ao circo e você iria rezar o terço na casa de uma pessoa que perdeu um ente querido. Qual seria o seu desejo... De coração? Iria atrás do apelo do mundo, do circo, ou iria rezar com muita devoção?

- E se você estivesse ajudando a mamãe como Deus nos pede e alguém o chamasse para jogar um futebol, ou brincar no computador. Você trocaria a ajuda pela brincadeira?

Quantas vezes damos mais valor ao dinheiro, num desejo de ter mais do que temos. E como somos mal agradecidos para com nosso Deus. Deus, crianças, grita por nossa conversão, por nossa mudança, para que possamos voltar nossos olhos para Ele e para nossos irmãos mais necessitados. Por isso pedimos ao Senhor que nos perdoe, que tenha misericórdia de nós e de nossas fraquezas, cantando. (Um refrão de um canto penitencial ou a música “Dores do mundo”, campanha da fraternidade , para ação de graças).

LEITURA BÍBLICA: Mt 6,24. Seria interessante, se possível utilizar todo o capítulo de Mateus 6. É uma leitura muita rica em reflexões. Se não houver tempo, enfatizar somente o versículo 24, lema da Campanha.

PEDINDO A DEUS: Pode ser distribuídas preces entre as crianças para que elas as façam... Incentivar também preces espontâneas.

Resposta: Senhor, renovai-nos no vosso amor.

1- Senhor, iluminai aqueles que são tentados pelo poder, pelo dinheiro, pela violência e pela ganância, para que saibam resistir com firmeza a todas as tentações. Nós vos pedimos.

2- Senhor, abençoai a todos nós que cremos em vós, para que vos sirvamos de todo coração especialmente em cada irmão que sofre. Nós vos pedimos.

3- Senhor, fortalecei a nossa comunidade para viver este tempo da Quaresma conforme a vossa vontade, para que por meio da participação nos círculos bíblicos e na vida da comunidade,possamos vencer as tentações que nos afastam de vós. Nós vos pedimos.

4- senhor, nós te pedimos pelas nossas crianças , onde todos os valores ainda estão se formando , que seus corações acolham como sementes essas palavras de salvação e, que elas sejam motivo de conversão, por toda a vida de cada uma delas , nós te pedimos.



OFERECENDO A DEUS: Estamos no início da Quaresma, tempo de conversão. Conversão só se faz quando há esperança, apesar de tudo que há de mal, dentro e fora de nós. Muita coisa negativa pode tirar a esperança das pessoas. O mundo violento em que vivemos a miséria, a fome, a ganância pelo poder, pelo dinheiro, o desrespeito pelos direitos dos mais fracos... Hoje, quem nos pede conversão é Aquele que foi capaz de vencer o mal. Por isso no momento nos comprometemos com essa mudança, em seguirmos os passos de Jesus e também dizermos um pare para o poder e a ganância e nos converter ao poder da vida nova. Oferecendo:

- A oração, que nos coloca como filhos e filhas em relação a Deus;

- O jejum, fazendo uso dos bens terrenos com liberdade;

- A doação, ou seja, a partilha dos bens, fazendo bem aqueles que precisam tanto de nós.



AGRADECENDO A DEUS: Vamos agora agradecer a Deus por tudo de bom que ele nos deu, pela nossa casa, pela nossa família, pelos amigos. Que ele nos dê forças para vencer as tentações do supérfluo, do dinheiro, das coisas sem importância. Por isso, crianças, vamos pedir a intercessão de nossa mãezinha querida, que ela nos ajude a ficar cada vez mais fortes e mais atuantes junto ao que Deus quer de cada um de nós. Vamos todos rezar a Ave Maria.
Anexos
Bom Dia Roseane, obrigada, com certeza esse material vai me ajudar muito.

Um abraço.

Rosângela
Muito bom este material.Vou enviar um que foi o curso de formação da campanha da fraternidade 2010,não possui dinamicas ,mas o material é muito bom.
Fique na Paz
Flávia
Anexos
Eu achei ótimo este material. Mas não sei como imprimir e não pude levar para minhas criancinhas. Por favor ajude-me quanto a impressão. Como faço? Até porque deve ter outros materiais que serão importantes em outro momento. Como os símbolos da Quaresma.
Obrigada!
Paz e Bem!
Leir
Oi Leir, por favor me passa o teu e-mail, que envio para vc todo o material.

Um abraço.

Rosângela
Rosângela Aparecida de Souza disse:
Oi Leir, por favor me passa o teu e-mail, que envio para vc todo o material.

Um abraço.

Rosângela
Oi Rosângela meu email é:

leirsantos@gmail.com.br

Desde já agradeço
Paz e Bem!
Leir
Leir, não estou conseguindo passar o material nesse e-maisl seu, ele está voltando, vc não tem outro, ou MSN?

Fico aguardo, OK?

Rosângela
Rosângela Aparecida de Souza disse:
Leir, não estou conseguindo passar o material nesse e-maisl seu, ele está voltando, vc não tem outro, ou MSN?

Fico aguardo, OK?

Rosângela
leir martins dos santos disse:
Rosângela Aparecida de Souza disse:
Leir, não estou conseguindo passar o material nesse e-maisl seu, ele está voltando, vc não tem outro, ou MSN?

Fico aguardo, OK?

Rosângela
Tenho sim Rosangela. Vc pode mandar para le.ir.martins@hotmail.com
Desde já muito obrigada!
Abração!
Cara colega ...Paz e Amor

Amei o material que está em seu blog. Tenho + ou - 25 adolescentes entre 12 e 15 anos que não faltam à catequese perseverando. Obrigada. Abços.

Roseane Adriana da Silva disse:
Eu tenho alguma coisa. Espero que te ajude.
ROTEIRO PARA ENCONTRO DE CATEQUESE - CF 2010 - 01/03/2010 01h09


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

ROTEIRO DE ENCONTRO: Campanha da fraternidade de 2010

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Nesse ano , a campanha é ecumênica e vai envolver outras igrejas cristãs na discussão do tema "Fraternidade e Economia".

Tema da campanha: "Economia e Vida".

Lema:"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".(Mt 6,24)

ACOLHIDA: Vamos hoje, de uma maneira especial, apresentar a vocês, crianças, a Campanha da fraternidade. (Usar o cartaz da campanha e ir explicando ou montando as partes). Primeiro precisamos entender o que é essa campanha, o que ela deseja de todos nós. Essa campanha é realizada pela igreja católica, juntamente com outras religiões (por isso chamamos de ecumênica), para alertar a todo cristão de seu dever de estar sempre preparado, sempre pronto para seu encontro com Deus. Precisamos estar sempre em conversão. Por isso a cada ano, ela nos chama novamente para entender esse caminho e, nos coloca um tema, para que possamos refletir sobre ele. Vamos entender então, qual o tema e o lema dessa campanha e entender o seu objetivo para nossa reflexão. Prestem atenção nesse cartaz. Vamos ver o que ele quer nos dizer?

(Tentar explicar sem ler para que as crianças entendam, o texto abaixo é o norteador): “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mt 6,24) Com esta frase em destaque, o cartaz desta Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida. O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai? O dinheiro é necessário no mundo dominado pelo mercado, onde tudo se compra e se vende. Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupas, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer. O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda, pelas promoções de fim de semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo. Este cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. A pôr a sua confiança em Deus. A fugir da ganância e do egoísmo. A cultivar sentimentos de fraternidade. A contribuir com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário. (Extraído do Texto-Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010)

RECONHECENDO NOSSOS ERROS E PEDINDO PERDÃO:E agora hein, crianças, nós que aprendemos que o dinheiro compra tudo, nos abre portas e mais portas, nos coloca em lugares onde jamais sonhamos... Hoje, somos chamados a amar mais ao nosso Deus do que a ele. Será possível? Vocês podem até me falar que amam mais a Deus do que ao dinheiro, mas vamos faze r essa reflexão:

- Se alguém os chama agora pra ir andar num trenzinho da alegria, cheio de adereços e bichinhos coloridos... O que fariam? Ficariam aqui rezando ou iriam atrás da alegria comprada?

- E se alguém o chamasse para ir ao circo e você iria rezar o terço na casa de uma pessoa que perdeu um ente querido. Qual seria o seu desejo... De coração? Iria atrás do apelo do mundo, do circo, ou iria rezar com muita devoção?

- E se você estivesse ajudando a mamãe como Deus nos pede e alguém o chamasse para jogar um futebol, ou brincar no computador. Você trocaria a ajuda pela brincadeira?

Quantas vezes damos mais valor ao dinheiro, num desejo de ter mais do que temos. E como somos mal agradecidos para com nosso Deus. Deus, crianças, grita por nossa conversão, por nossa mudança, para que possamos voltar nossos olhos para Ele e para nossos irmãos mais necessitados. Por isso pedimos ao Senhor que nos perdoe, que tenha misericórdia de nós e de nossas fraquezas, cantando. (Um refrão de um canto penitencial ou a música “Dores do mundo”, campanha da fraternidade , para ação de graças).

LEITURA BÍBLICA: Mt 6,24. Seria interessante, se possível utilizar todo o capítulo de Mateus 6. É uma leitura muita rica em reflexões. Se não houver tempo, enfatizar somente o versículo 24, lema da Campanha.

PEDINDO A DEUS: Pode ser distribuídas preces entre as crianças para que elas as façam... Incentivar também preces espontâneas.

Resposta: Senhor, renovai-nos no vosso amor.

1- Senhor, iluminai aqueles que são tentados pelo poder, pelo dinheiro, pela violência e pela ganância, para que saibam resistir com firmeza a todas as tentações. Nós vos pedimos.

2- Senhor, abençoai a todos nós que cremos em vós, para que vos sirvamos de todo coração especialmente em cada irmão que sofre. Nós vos pedimos.

3- Senhor, fortalecei a nossa comunidade para viver este tempo da Quaresma conforme a vossa vontade, para que por meio da participação nos círculos bíblicos e na vida da comunidade,possamos vencer as tentações que nos afastam de vós. Nós vos pedimos.

4- senhor, nós te pedimos pelas nossas crianças , onde todos os valores ainda estão se formando , que seus corações acolham como sementes essas palavras de salvação e, que elas sejam motivo de conversão, por toda a vida de cada uma delas , nós te pedimos.



OFERECENDO A DEUS: Estamos no início da Quaresma, tempo de conversão. Conversão só se faz quando há esperança, apesar de tudo que há de mal, dentro e fora de nós. Muita coisa negativa pode tirar a esperança das pessoas. O mundo violento em que vivemos a miséria, a fome, a ganância pelo poder, pelo dinheiro, o desrespeito pelos direitos dos mais fracos... Hoje, quem nos pede conversão é Aquele que foi capaz de vencer o mal. Por isso no momento nos comprometemos com essa mudança, em seguirmos os passos de Jesus e também dizermos um pare para o poder e a ganância e nos converter ao poder da vida nova. Oferecendo:

- A oração, que nos coloca como filhos e filhas em relação a Deus;

- O jejum, fazendo uso dos bens terrenos com liberdade;

- A doação, ou seja, a partilha dos bens, fazendo bem aqueles que precisam tanto de nós.



AGRADECENDO A DEUS: Vamos agora agradecer a Deus por tudo de bom que ele nos deu, pela nossa casa, pela nossa família, pelos amigos. Que ele nos dê forças para vencer as tentações do supérfluo, do dinheiro, das coisas sem importância. Por isso, crianças, vamos pedir a intercessão de nossa mãezinha querida, que ela nos ajude a ficar cada vez mais fortes e mais atuantes junto ao que Deus quer de cada um de nós. Vamos todos rezar a Ave Maria.

Responder à discussão

RSS

CAPELA VIRTUAL

Vem meditar comigo

 

EU ESTOU AQUI

 

 

 

Membros

Fórum

Quem fundou a Igreja Católica???

Iniciado por Jorge Kontovski 11 Jan, 2018.

Batismo em crianças

Iniciado por laila patricia 28 Set, 2015.

Confissão para a Primeira Eucaristia de Crianças (entre 11 e 13 anos) ?? 7 respostas 

Iniciado por Jorge -Catequista de Adolescente. Última resposta de Delourdes P. Prado 2 Jun, 2014.

1°Encontro

Iniciado por ana maria barbosa de araujo 21 Mar, 2014.

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

LINKS

Estes contam com o meu apoio:

Baixar Livros Gratis em PDF
Baixar Livros Gratis

CATEQUESE E LUZ

PEQUENAS IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

Image

 

A PAIXÃO DE SER CATEQUISTA

Image

 

© 2020   Criado por Jorge Kontovski.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço